FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Espaço do Conhecimento terá lançamento de dois livros no fim de semana



Livraria UFMG Liberdade, localizada no Espaço do Conhecimento UFMG, realiza lançamento de dois livros no próximo sábado, 28 de novembro. O testamento de Martim Afonso de Sousa e de Dona Ana Pimentel no Acervo do Setor de Obras Raras da UFMG(Editora UFMG)organizado por Junia Ferreira Furtado e História da Família (Séculos XVIII, XIX e XX) no Brasil; Novas análises e perspectivas (Fino Traço), organizado por Douglas Cole Libby, José Newton Coelho Meneses, Junia Ferreira Furtado e Zephyr L. Frank. O evento acontece das 11h às 13h, na Livraria UFMG do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade 700, Belo Horizonte).

O testamento de Martim Afonso de Sousa e de Dona Ana Pimentel
Júnia Ferreira Furtado (Organizadora)
Editora UFMG
Área: História
Coleção: Avulsa
2015. 376 p. ISBN: 978-85-432-0145-8
Dimensões: 24 x 17,5 x 2 cm
Peso: 660 gramas
Preço: R$88,00

O acervo do setor de Obras Raras da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais reúne, além de livros raros e antigos, documentos especiais que compõe o patrimônio bibliográfico e documental da universidade devido a sua importância histórica, literária e cultural. Dentre as peças bibliográficas, muitas são repertoriadas como raras e preciosas e citadas em base de dados especializados. Destinando à consulta de pesquisadores, docentes, alunos e da comunidade em geral para a realização de pesquisas, elaboração de teses e dissertações, monografias, livros e artigos em periódicos, esse acervo também tem cooperado para a realização de atividades de ensino e de extensão desenvolvidas por professores da UFMG. Os raros e preciosos exemplares dessa coleção revelam a memória da cultura escrita, inscrita e impressa que tem o Brasil como tema central, na qual tem relevância o Testamento de Martim Afonso de Sousa e de Dona Ana Pimentel, um dos poucos exemplares manuscritos desta coleção.

História da família no Brasil (séculos XVIII, XIX e XX): Novas análises e perspectivas (Fino Traço Editora)
Douglas Cole Libby, José Newton Coelho Meneses, Junia Ferreira Furtado e Zephyr L. Frank (organizadores)
Editora : FINO TRAÇO EDITORA
ISBN : 8580542634

ISBN13 :9788580542639
Páginas : 388
Publicação: 2015  1º Edição
Preço: 60,00

Os estudos aqui apresentados se endereçam a todos os campos da História da Família e da Demografia Histórica previstos no projeto “Família e Demografia em Minas Gerais, Séculos XVIII, XIX e XX” e apresentados no simpósio internacional ao seu final (UFMG, março de 2014), com a participação de profissionais de instituições brasileiras e estrangeiras. Os capítulos se inspiram, teórico ou metodologicamente, em várias áreas do conhecimento, tais como a micro-história, os estudos de gênero, a reconstituição de redes sociais, e a História Econômica, entre outras. Um fato de muita relevância é que, com exceção de dois dos capítulos, as principais bases empíricas de cada um dos estudos da coletânea vêm dos bancos de dados construídos pelos trabalhos do projeto, agora abertos aos pesquisadores que se interessam pela História de Minas Gerais. O livro é, enfim, um convite a eles para um mergulho em vasta empiria cujo potencial é virtualmente inesgotável.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço
Lançamento dos livros “O testamento de Martim Afonso de Sousa e de Dona Ana Pimentel no Acervo do Setor de Obras Raras da UFMG” (Editora UFMG) e “História da Família (Séculos XVIII, XIX e XX) no Brasil; Novas análises e perspectivas” (Fino Traço)
Data: 28 de novembro, às 11h
Local: Livraria UFMG Liberdade - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Mais informações: www.espacodoconhecimento.org.br/ (31) 3409-8350
Informações para a imprensa: (31) 3409-8366