FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

UrbanTec Brasil 2015

Nos dia 1 e 2 de outubro, a FGV e a Koelnmesse realizam a UrbanTec Brasil 2015 – Soluções inteligentes para cidades melhores, uma conferência internacional que pretende discutir as melhores estratégias de planejamento, gestão e investimento para o desenvolvimento urbano sustentável inteligente. O evento marca a inauguração do Centro Cultural da FGV, projetado por Oscar Niemeyer.
Especialistas e profissionais brasileiros e internacionais envolvidos em processos de desenvolvimento urbano estarão reunidos durante os dois dias de evento para discutir o conceito de Cidades Inteligentes e seu valor a fim de aumentar a qualidade de vida e a competitividade econômica das cidades brasileiras. Grandes instituições financeiras, como o Banco Europeu de Investimento e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, terão representantes participando do evento, que também contará com a presença de autoridades e diversos especialistas da FGV.
A abertura contará com a participação do governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; do prefeito da cidade alemã de Colônia, Jürgen Roters; do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal; do presidente e CEO da Koelnmesse, Gerald Böse; e do presidente do Banco Europeu de Investimento, Werner Hoyer. No segundo dia, participarão o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Harald Klein.
Originalmente, o evento é uma feira de negócios, organizada pela Koelnmesse em Colônia, na Alemanha. Já houve edições realizadas na China e, neste ano, ele é realizado pela primeira vez na América Latina, em formato de conferência, com uma série de atividades complementares para o intercâmbio de conhecimento.
Segundo o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, “trata-se de uma excelente oportunidade de atrair conhecimento e inovação para as cidades brasileiras, estimulando novos modelos de governança, que tenham base na identificação das vocações locais, na tecnologia e na participação social”.
A FGV Projetos é a responsável pelo planejamento e organização do evento. Para mais informações e inscrições, acesse o site.
Master Classes e Visitas Guiadas
A semana de realização da UrbanTec Brasil contará com uma série de atividades complementares. Hoje e amanhã, dias 28 e 29 de setembro, como resultado de uma parceria da FGV Projetos com o Programa de Engenharia Urbana da  Escola Politécnica  da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), serão realizadas as UrbanTecMaster Classes. Nessas aulas, especialistas brasileiros e internacionais farão palestras sobre três importantes tópicos do programa da conferência: Smart Mobility, Smart City Design, e Smart Citizen.
No dia 30 de setembro, acontecerão visitas a espaços que criaram soluções urbanas inteligentes, como o Centro de Controle do BRT Alvorada, o Teleférico da Providência, o estande do Porto Maravilha e o Museu de Arte do Rio (MAR). No dia 3 de outubro, o Centro de Operações Rio (COR) abrirá suas portas para mostrar seu sistema de monitoramento que acompanha a cidade 24 horas por dia.
Cadernos FGV Projetos 
Na ocasião, também será lançada uma edição bilíngue do Caderno FGV Projetos de tema “Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana”, de 2014. A publicação reúne entrevistas, depoimentos e artigos discutindo soluções e desafios para tornarem cidades mais inteligentes, não apenas a partir do uso de soluções tecnológicas, mas de modelos inovadores de gestão.