FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 16 de agosto de 2015

4º Seminário de energias renováveis

4º Seminário de energias renováveis

O verão de 2015 demostrou, mais uma vez, de forma clara o quanto o País precisa rever sua dependência do setor hidrelétrico. Segundo previsões do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, o Brasil será palco de mais eventos extremos nas próximas décadas por consequência do aquecimento global. A estiagem que esvaziou os reservatórios, principalmente no Sudeste e Nordeste, deixou aceso um sinal de advertência claro e explícito.

O País já vem recorrendo sistematicamente a fontes térmicas como carvão, gás, óleo diesel e combustível desde 2012 para complementar sua oferta de energia elétrica. Em um cenário de chuvas irregulares e rápido esvaziamento dos reservatórios, as termelétricas já respondem por quase 30% da energia do país, e a tendência é que essa participação aumente cada vez mais, principalmente a partir de 2025, quando o Ministério das Minas e Energia (MME) prevê que o potencial hidrelétrico brasileiro estará esgotado (quinquênio 2025 a 2030).

O uso continuado das térmicas indica a existência de uma crise estrutural do setor elétrico, cuja capacidade de geração não consegue suportar o aumento do consumo. Se não solucionada, a situação pode comprometer o crescimento econômico, que exige oferta crescente de energia. Sua gravidade, portanto, impõe a reestruturação da matriz elétrica, com o investimento em outras fontes que gerem energia ininterruptamente para garantir a segurança do abastecimento e possibilitar a expansão da oferta.

Neste cenário, fontes renováveis ganham papel cada vez mais importante em uma matriz elétrica diversificada, sustentável e eficiente, de forma a complementar o suprimento da energia oferecida.

Por outro lado, é preciso buscar eficiência energética em todos os segmentos, através de novas tecnologias, processos e equipamentos que proporcionem o uso racional nos setores industrial, comercial, residencial e de edificações públicas e privadas, melhorando a disponibilidade energética, reduzindo custos e aumentando ganhos. Segundo estudo da própria ELETROBRAS, empresas que investem em projetos de eficiência energética podem economizar recursos, ganhar competitividade e amenizar a pressão sobre o aumento da oferta de energia. Postergar parte do investimento no aumento da oferta de energia permite ao governo e ao empresário liberarem recursos para outras prioridades, sem perda de qualidade, segurança no abastecimento e com ganhos sociais e ambientais.


4º Seminário de energias renováveis
Nos dias 19 e 20 de agosto de 2015, será realizado no Rio de Janeiro, RJ, o 4º Seminário Nacional de Energia Renováveis e Eficiência Energética, em paralelo com a primeira EXPO - Energias Renováveis, sob o tema– “Os desafios e soluções para o Brasil produzir mais com menos". O debate é importante e oportuno. Afinal, em todos os setores é possível melhorar a eficiência no consumo de energia, reduzindo custos e o impacto ambiental, e/ou substituí-la por uma fonte renovável, mais econômica e menos poluente.

Promovido pela Casa Viva Eventos e pela Planeja & Informa Comunicação e Marketing com apoio das entidades de classe e empresas do setor, empresas públicas e privadas, ONGs e governos, o evento vai colocar em debate todas estas questões, que precisam ser discutidas de forma permanente com toda a sociedade - governo, academia, órgãos públicos etc. É fundamental a participação das empresas públicas e privadas ligadas à cadeia de fornecedores de tecnologias, materiais, equipamentos, serviços, geração, transmissão e distribuição de energia, que podem patrocinar e marcar sua presença ativa no evento.
Através de palestras e painéis, serão apresentadas e debatidas experiências, soluções e novas tecnologias para reduzir o custo da energia na indústria, comércio e edificações (públicas e residenciais), reduzindo o consumo ou substituindo fontes tradicionais no processo de produção e racionalizando o uso deste insumo no dia a dia das empresas.

Empresas de energia, engenharia, tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços interessados em apresentar soluções e tecnologias para o setor através de palestras ou divulgar sua marca e produtos através de patrocínio ou da EXPO ENERGIAS RENOVÁVEIS podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, através do telefone (21) 2244-6211(21) 2244-6211.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com ou no Bloghttp://planejabrasil.wordpress.com/, além dos telefones (21) 2262-9401 / 2262-9401 / 2215-2245.

Para mais informações, clique aqui.
Estudantes tem 50% de desconto na inscrição.