FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 27 de junho de 2015

Seminário abordará os desafios estruturantes da operacionalização do SUS


Na segunda-feira (29/6), a Escola Nacional de Saúde Pública realizará o seminário Organização, Gestão e Monitoramento do Sistema Único de Saúde, atividade que faz parte do curso de aperfeiçoamento Política e Gestão da Saúde Pública para o Ministério Público, coordenado pela pesquisadora do departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) Vera Pepe. O seminário visa debater os desafios estruturantes da operacionalização do SUS, destacando oFINANCIAMENTO, a capacidade de planejamento e gestão dos sistemas e do trabalho em saúde. Será composto de três mesas redondas, que discutirão a operacionalização, os avanços e desafios do Decreto 7.508 e oMONITORAMENTO das políticas e ações de saúde. A abertura será às 9 horas, no salão internacional da ENSP.
 
No escopo do seminário também está incluída a discussão sobre o planejamento e as prioridades dos Tribunais de Contas e o DENASUS, além da forma como avaliam e monitoram as mudanças sugeridas na política/gestão da saúde e o modo pelo qual esses instrumentos podem subsidiar efetivamente a atuação do Ministério Público.
 
O curso é destinado aos membros do Ministério Público dos Estados e da União, com o intuito de contribuir para uma abordagem institucional organizada a partir do conhecimento do cenário fático-jurídico do campo da Saúde. Neste sentido, propõe-se a discutir a atuação intersetorial no campo da Saúde Coletiva e o papel dos distintos atores, visando a efetividade do direito à saúde, bem como as possíveis formas de atuação dos integrantes de Ministério Público na identificação das causas e meios de enfrentamento da problemática sanitária, especialmente no que tange à avaliação e monitoramento da gestão das políticas de Saúde Pública.
 
A mesa de abertura terá participação do procurador-geral de Justiça, do Ministério Público da Bahia, do representante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, da presidência da Fundação Oswaldo Cruz e da direção da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).
 
Na sequência, a mesa Operacionalização do Sistema Único de Saúde, coordenada pela pesquisadora da ENSP Marina Noronha, receberá os palestrantes Clementina Corah Lucas Prado, do Departamento de Economia da Saúde,INVESTIMENTOS e Desenvolvimento SE/MS, e os pesquisadores da ENSP Adolfo Horacio Chorny e Maria Helena Machado, às 9h45.
 
A mesa-redonda 2, marcada para as 13 horas, será composta pelos palestrantes Neyde Glória Garrido, do Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde (DAI/MS), Lenir Santos, da Unicamp, e Isabel Maria Porto, do Ministério Público do Ceará, para discutir os avanços e desafios do Decreto 7.508 de 28 de junho de 2011. A atividade será coordenada por Luciana Simas Chaves de Moraes, da UFRJ.
 
A última mesa de discussões do seminário, intitulada MONITORAMENTOdas políticas e ações de saúde, terá os palestrantes Marcelo André Barboza Chaves, da Secretaria de Controle Externo da Saúde do TCU, Claudia Fernanda Pereira, do Tribunal de Contas do Distrito Federal, e Adelina Feijão, do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus/MS). A coordenação será de João René Mattos Filho, do DAI/MS.