FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 27 de junho de 2015

Orquestra Sinfônica de Betim e Coral Unimed-BH fazem apresentação gratuita em Betim


Evento conta também com a participação de corais de escolas públicas do município

Belo Horizonte / Betim, junho de 2015 – A manhã de domingo (28) será diferenciada em Betim: às 10h30, a Casa de Cultura Josephina Bento, na região central da cidade, recebe a apresentação da Orquestra Sinfônica de Betim e do Coral Unimed-BH. O evento, oferecido pelo Instituto Unimed-BH em parceria com a Sociedade Artística Brasileira, é gratuito e aberto a toda população.

Corais de escolas públicas municipais de Betim, com aproximadamente 500 crianças, também participam da apresentação. Para a performance, foram selecionadas obras de Carlos Gomes, Charles Gounod, Maurice Ravel, Alexander Borodin e um pout pourri de canções de roda tradicionais da Cultura Brasileira. Para o maestro Márcio Miranda Pontes, regente da orquestra, o concerto será uma oportunidade para que pais e responsáveis possam conhecer uma excelente opção de atividade cultural para os seus filhos.

Márcio Pontes tem como anseio ampliar a proposta de ensino da música nas escolas públicas da região de Betim. Iniciado há dois anos, o projeto “Oficina Musical” conta com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio do Instituto Unimed-BH. Além da participação da Orquestra Sinfônica e de corais infantil e adulto, o projeto contempla aulas para professores da rede pública com interesse de levar o conteúdo para as escolas em que atuam. “O nosso lema é a música como instrumento de integração social e, por meio do projeto, queremos promover o aprendizado para o maior número possível de pessoas e formar público qualificado para a música sinfônica e coral”, destaca.

Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Em 2014, as iniciativas beneficiaram mais de 9.337 mil pessoas diretamente e indiretamente.

Antes mesmo de criar o Instituto, a Cooperativa lançou o Programa Cultural Unimed-BH, em 2000, com a visão de que fomentar produções artísticas e culturais auxilia também na promoção da saúde. Com o amparo da Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, os médicos cooperados são estimulados a doar até 6% do Imposto de Renda devido para financiar a produção e a vinda, a Belo Horizonte e região, de peças teatrais, concertos populares e eruditos, espetáculos de dança e ópera.

Ministério da Cultura e Instituto Unimed-BH apresentam:
Orquestra Sinfônica de Betim, Coral Unimed e corais convidados
Parceiro: Sociedade Artística Brasileira (Sabra)
Local: Casa de Cultura Josephina Bento (Rua Padre Osório Braga, 18, Centro, Betim)
Data: 28 de junho, domingo, às 10h30
Classificação: livre / evento gratuito