O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), produzido pelo Instituto Brasileiro de conomia (FGV/IBRE), recuou 1,4% em junho de 2015, atingindo 83,9 pontos. O segundo menor nível da série histórica, superior apenas ao de março deste ano, que ficou em 82,9 pontos.
“O resultado do ICC retrata um consumidor preocupado com a situação econômica geral e da família, tendo a inflação como principal vilã, seguida pelo mercado de trabalho. O resultado reflete insatisfação com a situação presente e a ausência, até o momento, de sinais de reversão da fase negativa no curto prazo”, afirma Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor do IBRE.
Entre maio e junho, o Índice de Situação Atual (ISA) recuou 5,1%, de 79,1 para 75,1 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) variou  0,2%, ao passar de 88,4 para 88,6 pontos. A percepção dos consumidores sobre a situação atual da economia voltou a piorar após dois meses de relativa estabilidade. O indicador, que mede o grau de satisfação com a situação econômica local, recuou 15,5% e foi responsável por 79% da queda de 1,4% do ICC no mês. A proporção de consumidores que avaliaram a situação do momento como boa foi de apenas 4,2%, enquanto a dos que a consideram ruim atingiu 79,1%, maior nível da série.
As expectativas para o cenário econômico nos meses seguintes melhoraram pelo quarto mês consecutivo, apesar de ainda se manterem em nível muito baixo historicamente. O indicador de otimismo com a evolução da situação econômica nos seis meses seguintes subiu 2,5%, alcançando 79,1 pontos. A proporção de consumidores que preveem melhora da situação evoluiu de 17,1% para 18,1% entre maio e junho. Já a parcela dos que consideram que irá piorar caiu de 39,9% para 39,0%. Este foi o 17º mês em que são registrados mais consumidores pessimistas que otimistas com o rumo da economia nos seis meses seguintes. Antes deste período, iniciado em fevereiro do ano passado, o recorde havia sido de apenas seis meses, entre outubro de 2008 e março de 2009.
A edição de junho coletou informações de 2060 domicílios entre os dias 01 e 23 do mês. A próxima divulgação da Sondagem do Consumidor ocorrerá no dia 24 de julho.