FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 30 de junho de 2015

Bauernfest 2015


Serão 10 dias de intensa programação, com atrações voltadas para todas as idades, tais como: desfiles folclóricos, bandas típicas, grupos de danças folclóricas, teatro, filmes, atrações infantis, apresentações de corais, concursos de Chope a Metro e Chapéu Mais Enfeitado, workshops de culinária alemã, degustação de cervejas artesanais, exposições culturais, lançamento de livro, venda de artesanato e a escolha, in loco, do Rei, Rainha e Princesas da Bauernfest, além das comidas típicas, doces, cerveja geladíssima.
A festa que homenageia os colonos alemães de Petrópolis acontece, principalmente, no Palácio de Cristal, local da antiga Praça Koblenz (palavra alemã para “confluência”, em referência aos dois rios que unem seus cursos naquele local). Ali os colonos alemães, em roupas domingueiras, se encontravam para a missa (a maioria era de católicos), e para um congraçamento entre eles, que realizavam ali suas festas.
Hoje, com o crescimento constante da Bauernfest, o Palácio de Cristal e seu jardim já não comportam todas as atrações da festa. Por isso, ela se estendeu às imediações. Há atrações na Casa de Educação Visconde de Mauá, situada em frente ao Palácio; no Centro de Cultura Raul de Leoni, onde são exibidos os filmes alemães; na unidade do Senac, onde são realizadas oficinas gastronômicas;  e uma novidade neste ano: a Vila Germânica, réplica de uma genuína vila alemã, onde funcionarão as barracas de artesanato. Ela está sendo construída sobre um tablado que recobre o leito do Rio Quitandinha e abrirá mais um acesso para o Palácio, dispensando a travessia de rua.
Os fãs das cervejas artesanais terão muito a comemorar. O produto está sendo fortalecido como política pública municipal, com a estruturação da Rota Cervejeira de Petrópolis, voltada para o turismo. Por isso, a Associação dos Cervejeiros Artestanais (Acerva), terá uma barraca onde vai promover degustação gratuita dos produtos nas tardes de sábado, e a Bohemia, patrocinadora da festa, também comercializará suas variedades artesanais.
Há ainda outras novidades. O palco principal retorna ao interior do Palácio de Cristal. Os modernos food trucks estão sendo incorporados à festa, estacionando na Rua Alfredo Pachá, tornando-se mais uma opção para que o público possa encontrar iguarias alemãs diferenciadas. E no jardim do Palácio haverá mais espaço para a circulação entre as mesas, trazendo mais conforto a todos.
Confira a programação completa aqui.