FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Fiocruz discutirá cenário brasileiro da segurança do paciente

Para discutir as atuais iniciativas e desafios da área da segurança do paciente no país, a Fiocruz vai promover um grande seminário sobre o tema nos dias 30 de junho e 1º de julho. A atividade contará com a participação da ENSP e seu objetivo é sensibilizar, disseminar e integrar as unidades da Fundação no que tange às tendências inovadoras na área, e divulgar o trabalho desenvolvido pela Rede Sentinela, da Anvisa. Os pesquisadores da Escola Walter Mendes e Victor Grabois falarão, respectivamente, sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente e sobre a contribuição do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis). Para participar do debate, interessados devem realizar inscrição, que são gratuitas, porém limitadas, até o dia 20 de junho. 
 
O público-alvo do I Seminário da Qualidade e Segurança do Paciente são gestores e profissionais da Fiocruz e outras instituições de atenção à saúde, públicas e privadas. O primeiro dia do evento é aberto a todos, no entanto, o segundo dia será voltado para atividades exclusivas das unidades da Fundação. O encontro foi proposto pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), com apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e, além da ENSP, conta com a participação de diversas unidade da Fundação.
 
A segurança do paciente e a atuação da ENSP
 
O Programa Nacional de Segurança do Paciente foi criado para monitorar e prevenir danos na assistência à saúde e assim, diminuir a ocorrência de eventos adversos em pacientes internados, como erros em procedimentos cirúrgicos, incorretas administrações de medicamentos e quedas. O Proqualis – centro com o qual a ENSP e seus pesquisadores mantêm estreita relação por meio do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa -, foi o responsável pela coordenação do desenvolvimento de uma das principais ações do Programa Nacional: os protocolos de segurança do paciente com foco nos problemas de maior incidência. As pesquisadoras da ENSP Monica Martins, Margareth Portela e Suely Rozenfeld também integram o Proqualis juntamente com Mendes e Grabois, sendo o último o coordenador executivo do Centro Colaborador. 
 
Seguindo a mesma linha, no entanto em outra frente, a ENSP, em parceria com Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (Ensp/UNL), Portugal, desenvolveu o curso internacional de especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, oferecido na modalidade a distância (EAD) para o Brasil e Portugal. Segundo Walter Mendes, que é o coordenador da especialização pela ENSP, a formação, que está em curso, é um sucesso. Ela teve início em 2014 e envolveu 1036 alunos, entre eles gestores dos serviços de saúde dos dois países, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros. 
 
Mendes contou que no mês de maio aconteceu o segundo momento presencial da especialização. O terceiro e último encontro está marcado para outubro de 2015, quando os alunos apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso. “Além da forte rede de profissionais que conseguimos sensibilizar e envolver com a realização desta formação, muitos hospitais que não dispunham de núcleos de segurança do paciente ou planos locais de segurança do paciente o desenvolveram. A participação destes profissionais no curso impulsionou a efetivação destas iniciativas nos hospitais em que atuam e isso é ótimo para o país. Estamos todos muito satisfeitos com os resultados que surgiram a partir do curso”, comentou ele. 
 
Ao final da especialização, também está previsto um Plano de Formação Continuada para os Egressos. Com esse desdobramento, a ideia, apontou Mendes, é manter os alunos informados, atualizados sobre os principais debates e temas acerca da segurança do paciente e ainda conformar e fortalecer redes de enfrentamento que sirvam de apoio para os profissionais que atuam na área.