FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 26 de maio de 2015

Consumidor está menos confiante em maio

Entre abril e maio de 2015, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), recuou 0,6%, ao passar de 85,6 para 85,1 pontos. “O resultado positivo de abril não se sustentou e o ICC voltou a recuar em maio. O movimento foi determinado pela diminuição da satisfação com a situação presente, principalmente no que se refere à situação financeira das famílias. A avaliação desfavorável da situação financeira familiar está relacionada à piora do mercado de trabalho, à aceleração da inflação e ao aumento do nível de endividamento dos consumidores”, afirma Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor, do IBRE.
O indicador que mede o grau de satisfação com a situação financeira atual foi o que mais influenciou a queda do ICC neste mês. Houve uma queda de 2,1%, passando de 99,8 pontos para 97,7 pontos entre abril e maio. A proporção de consumidores que avaliaram a situação do momento como boa foi de 16,2% em maio, ante 16,8% em abril. A parcela dos que a consideram ruim, por sua vez, aumentou de 17,0% para 18,5% no mesmo período.
A edição de maio de 2015 coletou informações de 2161 domicílios entre os dias 01 e 21 de Maio. A próxima divulgação da Sondagem do Consumidor ocorrerá em 26 de junho de 2015.
Para mais informações sobre este e outros índices, acesse o site do IBRE.