FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Concurso premia projetos de edifício para abrigar acervo da FAU

O portal Projetar.org acaba de divulgar os vencedores do Concurso 010, que propôs a estudantes projetar um edifício arquivo ao lado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP para abrigar o acervo de projetos da sua Biblioteca – o maior acervo nas áreas de arte e arquitetura de todo o hemisfério sul.

Foram 153 equipes inscritas e 116 projetos entregues, dos quais 98 foram encaminhados para avaliação dos jurados após verificação no pré-júri. As equipes foram compostas de participantes de diversos estados brasileiros, que enfrentaram o desafio de realizar uma arquitetura de caráter, com o intuito de preservar e oferecer acesso à memória arquitetônica ali depositada, estabelecendo um diálogo respeitoso com um dos maiores ícones da arquitetura brasileira do século 20.

O primeiro colocado foi o grupo T|4, formado pelos alunos da USP Luis Andre Meloni e Mathews Lopes. O jurado Pablo Hereñu apontou que “o projeto consegue uma ótima integração com o edifício da FAU e resolve com simplicidade o programa do anexo”. Já o jurado Caio Dias afirmou que “a apresentação é muito clara e de ótima qualidade, e o programa de necessidades foi resolvido de forma ímpar”.

O grupo Coletivo Amarelo, segundo colocado no concurso, também é formado por alunos da USP. Pablo destacou que “o projeto se insere com sutileza na paisagem e apresenta uma espacialidade interna ampla e acolhedora”. Caio, por sua vez, mencionou que “a conexão entre os espaços internos e externos se dá de forma dinâmica, maximizando a relação entre os usuários do edifício”.

O terceiro colocado, grupo Mega, é formado por estudantes do Centro Universitário Univates. Pablo destacou que “o trabalho se articula bem com o entorno e resolve o programa com simplicidade”. Caio complementou que “a geometria do volume externo é muito respeitoso com a FAU”.

Duas equipes receberam menções honrosas. Sobre a proposta da equipe Arquivo Prisma, Caio destacou que “apesar de extrapolar o terreno proposto, se trata de uma das poucas propostas que usa de geometria não pura para resolver o programa de necessidades. Fora isto, apesar do contraste com o edifício da FAU, mantém relação estreita com este”. Quanto à equipe Contraponto Coletivo, Caio mencionou “merece destaque o volume da praça de entrada e a cobertura da proposta”.

Em todos os projetos inscritos, ficou evidenciado grande respeito com a obra de Vilanova Artigas, que projetou o edifício da FAU com apoio de Carlos Cascaldi, e a preocupação com a relação entre o arquivo e os demais edifícios no entorno.Os vencedores têm em comum a decisão de enterrar o programa de necessidades a fim de respeitar a porosidade do complexo e não interferir nos fluxos de entrada da FAU. O edifício da Faculdade é considerado um ícone da arquitetura nacional do século 20 e também um marco no pensamento do ensino da arquitetura no Brasil.

O portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

A lista completa dos vencedores e propostas participantes do Concurso 010 podem ser acessadas neste link.