FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sessão aborda novo padrão de restrição enzimático em espécie de micobactéria




O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), que completou 30 anos no final de 2014, está realizando mais uma de suas sessões científica acerca do tema tuberculose. O pesquisador da unidade e doutor em Micobacteriologia Jesus Paim Ramos dissertará sobre Descrição de um novo padrão de restrição enzimático do produto da PCR do gene hsp65 de Mycobacterium intracellulare. A atividade, marcada para o dia 27 de abril, às 14 horas, no auditório do CRPHF é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

Sobre o palestrante:

Jesus Pais Ramos é bacharel em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1996), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela UFRJ (1999 e 2003, respectivamente). Atualmente, é tecnologista em saúde pública da Fiocruz. Tem experiência na área de genética, com ênfase em biologia molecular, e atua principalmente em taxonomia molecular de micobactérias e leveduras.

Saiba mais sobre o Hélio Fraga

O Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF), criado em 1984 pela Campanha Nacional Contra a Tuberculose (CNCT), é a instituição nacional de referência do SUS para tuberculose e outras pneumopatias, destacando-se como órgão de apoio às ações nacionais em saúde pública. Hoje, está ligado à estrutura da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Sua missão é atuar na área de pneumologia sanitária, em especial no controle da tuberculose e outras micobacterioses, para desenvolver, monitorar e avaliar ações, políticas, normas e estratégias, apoiando estados e municípios.  Além disso, desenvolve, avalia e dissemina conhecimentos por meio da formação, atualização e treinamento de profissionais para o Sistema Único de Saúde.

As tecnologias aplicadas pelo CRPHF envolvem estreita cooperação com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, universidades e outras instituições de pesquisa e ensino, bem como parcerias, intercâmbios e interações com organismos internacionais, como a Organização Pan-Americana de Saúde, a Organização Mundial de Saúde e a União Internacional Contra a Tuberculose.

O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) fica na Estrada de Curicica, 2000 – Jacarepaguá / RJ.