FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Novo projeto do MHAB irá debater a cidade de Belo Horizonte



A Fundação Municipal de Cultura promove nesta semana a primeira edição do projeto “MHAB pensa BH”, um ciclo de palestras com especialistas que visa debater temas ligados à cidade. Inicialmente, as discussões estarão atreladas às temáticas presentes na exposição “O Museu e a Cidade sem Fim”, em cartaz no Museu. A primeira edição acontece nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 19h, com o tema “a cidade, o cidadão e o espaço público”. A entrada é gratuita.
Cada apresentação será constituída por pesquisadores, pessoas envolvidas com movimentos sociais e representante da sociedade civil. No debate desta quarta-feira, os palestrantes serão Luciana Teixeira de Andrade, doutora em sociologia pela UFMG e professora da PUC Minas, Igor Thiago Moreira Oliveira, mestre em educação pela UFMC e membro do Observatório da Juventude/UFMG, e Pedro Valentim, representante do Duelo de MCs. "Esse projeto possibilita a criação de importante espaço de discussão sobre a metrópole contemporânea que é BH em seus múltiplos aspectos e olhares", afirma Gulherme Maciel Araújo, gestor do MHAB.
Em cartaz no MHAB desde novembro de 2013, a exposição “O Museu e a Cidade sem Fim” apresenta uma reflexão sobre o espaço público, abordando seus usos e apropriações, entendendo que é nesse local que a vida de uma cidade ganha visibilidade. A mostra é composta de fotografias, objetos, vídeos, áudios e mapas do acervo do próprio MHAB. A escolha destas peças se deu através de uma pesquisa histórica realizada pela equipe técnica do Museu, com apoio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH). Seis temas foram escolhidos para expressar a diversidade social, espacial e cultural da cidade desde a década de 1940 aos dias atuais: trabalho, lazer/sociabilidade, festas/religião, arte, política e natureza.
Os Palestrantes
Luciana Teixeira de Andrade (PUC-Minas) possui graduação em Ciências Sociais pela UFMG (1980), mestrado em Ciência Política pela UFMG (1987), doutorado em Sociologia pelo IUPERJ (1996) e pós-doutorado no Centre for Urban Studies da Universidade de Amsterdam. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, ambos da PUC Minas. Tem experiência acadêmica na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, e pesquisas realizadas sobre os seguintes temas: Belo Horizonte, Região Metropolitana, Condomínios Fechados, Espaços Públicos, Representações Urbanas e Criminalidade Urbana. Pesquisadora do CNPq, da Fapemig. Membro da equipe de pesquisadores do Observatório das Metrópoles.
Igor Thiago Moreira Oliveira (Observatório da Juventude / UFMG) é graduado em História pela UFMG (2006), mestre em Educação pela UFMG (2012) e atualmente cursa o doutorado em Educação pela mesma universidade. É membro do Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da UFMG onde atua em projetos de formação de professores, pesquisas sobre juventude e trabalhos junto a movimentações juvenis. Atua também em projetos de formação de professores junto ao grupo de pesquisa e extensão Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA) da Faculdade de Educação da UFMG. Temas de pesquisa e interesse: educação, juventude e movimentos sociais, ações coletivas contemporâneas, ciberativismo. Atuação profissional nas áreas da docência, assistência social e pesquisa>;
Pedro Valentim é MC da cultura Hip Hop, jornalista e integrante da Família de Rua, coletivo de Belo Horizonte. Atua na cidade promovendo ações que ocupam o espaço público com as manifestações do Hip Hop e do Skate, entre as quais estão os projetos “Duelo de MCs” e “Família de Rua Game of Skate”.