FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 28 de março de 2015

UNIVERSIDADE E REPRESSÃO: A INVASÃO À FACULDADE DE MEDICINA DA UFRJ (Setembro,1966)

CARTAZ Invasão FNM 2015

Na madrugada de 23 de setembro de 1966, após longo cerco, forças policiais invadiram o prédio da Faculdade Nacional de Medicina (FNM), na Praia Vermelha (local onde hoje se situa a UNIRIO), agrediram violentamente estudantes e depredaram suas dependências.
Esse episódio – que se tornou um marco do movimento estudantil, da resistência à ditadura e da história de nossa universidade -. prenunciaria outros tipos de violações ainda mais graves contra os que, naqueles anos sombrios, mas apesar disso, plenos de esperança, ousaram se rebelar em defesa da autonomia da universidade, da democracia e da liberdade.
A Comissão da Memória e Verdade da UFRJ (CMV-UFRJ) convida todas/os para revisitarmos aquele evento que abalou a universidade e marcou a sua história. No próximo 31 de março de 2015, às 18:00 horas, no auditório Paulo Freire, do CCH da UNIRIO, na Av. Pasteur 456, na Praia Vermelha, serão organizadas: uma sessão de depoimentos – com ex-alunas/os da FNM e estudantes em geral que participaram do ocorrido – e uma exposição de fotos sobre a “invasão”. Após os depoimentos, teremos a oportunidade de, no trabalho de memória, vinculando passado e presente, debater os impactos da repressão na universidade.
Depoimentos:
– Carlos Fayal
– Diana Maul de Carvalho
– Newton Leão