FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 25 de março de 2015

MM GERDAU RECEBE PROJETO ‘CONHECER PARA CUIDAR’

Exibindo Fachada 3 - por Jomar Bragança.jpg


Iniciativa apoiada pela Gerdau envolve estudantes e
estimula valorização do patrimônio arquitetônico nacional

Estão abertas as inscrições para a próxima edição do projeto "Conhecer para Cuidar", que acontece entre os dias 14 e 17, 22 e 25 de abril, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. A iniciativa, que busca valorizar o patrimônio histórico cultural brasileiro, envolverá crianças e adultos na produção de maquetes, em papel, do Prédio Rosa da Praça da Liberdade. Podem se inscrever escolas e público em geral.

Durante as oficinas, que têm duração de até duas horas e capacidade para 72 participantes, os estudantes receberão informações sobre a centenária estrutura arquitetônica do prédio que abriga o Museu. Além disso, também reproduzirão o edifício utilizando o conceito paper-toy, montagens tridimensionais em escala reduzida. Com arquitetura eclética, que exibe linhas que remetem à França do Segundo Império e ao estilo neoclássico, o Prédio Rosa foi inaugurado, juntamente com o Palácio da Liberdade, em 1897, ano de fundação de Belo Horizonte, para abrigar a Secretaria do Interior.

Os encontros serão realizados pela manhã e também à tarde, gratuitamente. As oficinas dos dias 14, 15, 16, 17, 22, 23 e 24 serão voltadas para as escolas. No dia 25, o Conhecer para Cuidar recebe o público em geral. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail contato@conhecerparacuidar.com.br ou pelo telefone 3335-4252.

A Estação Ferroviária de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, foi o primeiro patrimônio cultural reproduzido por meio do Projeto Conhecer para Cuidar com o apoio da Gerdau. No final de 2014, cerca de 150 estudantes, educadores e membros da comunidade participaram da oficina e levaram para casa uma miniatura de um dos principais símbolos da localidade. 

Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

SERVIÇO

Conhecer para Cuidar
  • Oficinas: 14 e 17, 22 e 24/04 – para escolas
       25/04 – público em geral

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herityem gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca