FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 26 de março de 2015

"450 Jovens, 450 Rios" - uma conferência que incentiva jovens a buscar melhorias para a cidade


O lançamento do projeto será no dia 28/03 e apresentará os primeiros 45 selecionados
O que podemos fazer para melhorar a nossa cidade? Para tentar achar essa resposta, o Pontão de Cultura Agência criou o projeto "450 Jovens, 450 Rios’’, que até outubro selecionará 450 jovens de diversas localidades para colocar a mão na massa e lutar por melhorias nas questões da juventude. No dia 28/03, no Memorial Getúlio Vargas, a partir das 10h, acontecerá a conferência de lançamento do projeto e apresentação dos primeiros 45 jovens, que indicarão outras 45 pessoas e, assim por diante, até chegar às 450 ideias que mudarão os próximos 45 anos da cidade.

O encontro "450 jovens, 450 rios" pretende mostrar as diferentes faces de jovens realizadores que transformam, de diversas maneiras, o Rio de Janeiro. O trabalho será realizado através do Pontão Agência, que utilizando a metodologia da Agência de Redes para Juventude, atuará na formação e articulação do trabalho com infância de juventude com integrantes da Rede Carioca de Pontos de Cultura. Por meio de debates, performances, grupos de trabalho e campanhas de visibilidade o projeto tem como objetivo levantar pautas e metas para pensar em uma cidade com menos desigualdade social. Para isso, essas ações visam a troca de experiência e o trabalho conjunto entre organizações da sociedade civil e mecanismos do poder público.

Às 10h, o mestre em literatura e ator Alexandre Damascena fará uma apresentação teatral em homenagem a Paulo Freire. Às 10h20, os convidados Gabriel Medina, Secretário Nacional de Juventude, e Cleia Silveira, uma das fundadoras da FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional) participarão da mesa de abertura. O debate vai abordar o histórico de atuação do Estado e de organizações da sociedade civil nos últimos anos relacionado à juventude, mostrando as principais questões e metas para o trabalho com a juventude por parte do poder público.

Em seguida, às 11h30, haverá outra mesa de debate com o tema "Criando a rede de formação e articulação para o trabalho com infância e juventude". Os integrantes serão Lia Baron e Guilherme Nascimento, ambos da Secretaria Municipal de Cultura, e Emanuelle Borba, do Espaço Cultural A Era do Rádio. Ao final das discussões, às 12h30, será lançada a campanha "450 Jovens, 450 Rios", na qual os primeiros 45 jovens selecionados serão apresentados.

Como extensão da programação, no dia 29/03, das 10h às 12h, ainda vai acontecer a inauguração da escadaria Boreart, que será revitalizada com a instalação de azulejos reunidos por meio de doações de todo Brasil. A programação ainda conta com a apresentação do Studio Movimentos, Orquestra de Violões da JOCUM e DJ LC, jovem músico do Borel, especializado em funk e hip-hop. Nesse dia será lançado também o Dicionário Agência, com mais de 90 verbetes sobre a metodologia.

Serviço:

Conferência livre da juventude 450 Jovens, 450 Rios
Dia: 28/03
Horário: 9h às 13h
Local: Memorial Getúlio Vargas - Praça Luís de Camões (ao lado do Hotel Glória), s/n, subterrâneo.
Capacidade: 116 lugares sentados.

9h- Café da manhã
10h- Homenagem ao Paulo Freire
10h20- Mesa de abertura "Por uma nova política de juventude" com Gabriel Medina (SNJ) e Cleia Silveira (FAAP/FASE)
11h30- Mesa "Criando a rede de formação e articulação para o trabalho com infância e juventude" com Lia Baron (SMC), Guilherme Nascimento (SMC) e Emanuelle Borba (A Era do Rádio)
12h30- Lançamento da campanha "450 Jovens, 450 Rios"

Inauguração da escadaria Boreart
Dia: 29/03
Das 10h às 12h
Endereço: Rua Nossa Senhora de Fátima. (próximo à passarela da rua São Miguel e ao Bar do Seu Geraldo)