FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Projeto Do Leme ao Pontal

A Associação de Pescadores do Recreio dos Bandeirantes – Apreban, no dia 8 de março de 2015, dia Internacional da Mulher, - celebrará a mãe Terra com mais uma ação do projeto do Leme ao Pontal, de conscientização para limpeza e conservação das praias e conta conosco, de todo jeito, para que mais uma vez a iniciativa cumpra seu objetivo, engajar mais e mais pessoas no cuidado e no trato pelo meio ambiente marinho.
Idealizado e posto em prática pela primeira vez em 2004, pelos pescadores Luiz Cláudio Gonzaga e Carlos Saraiva, o projeto inicialmente chamou-se Limpando o Pontal e destinou-se a agir localmente trabalhando pela conscientização para a preservação do ambiente marinho. Após alguns anos, conectados, perceberam que a falta de consciência no trato com o ambiente marinho era recorrente em todo o nosso litoral, decidiram então realizar um evento pela costa carioca, que fosse literalmente “Do Leme ao Pontal”, aproveitando para homenagear o cantor Tim Maia, que foi morador do Recreio e amante do litoral.
E o quê os motivou?
Como relembra Luiz Cláudio Gonzaga, mas conhecido como caixote, pescador artesanal, que há
época era parceiro de Carlos Saraiva, eles passaram a observar e a se preocupar com a grande quantidade de lixo encontrada durante as pescarias de rede e mergulho. Puxaram para si a responsabilidade de elaborar uma campanha de conscientização, com o objetivo de proteger os recursos pesqueiros locais, alertando sobre a morte de tartarugas, raspagem indiscriminada da pedra para subtração de mariscos, sobre o hasteio de fogo na vegetação do costão, arremesso de pilhas na água do mar e o desaparecimento de espécies como: tatuí, baratinha da pedra, siri e maria farinha, entre outros; assim como a diminuição da população de polvos, que já vinham sendo divulgada desde o ano 2000 pela imprensa formal.
O projeto, localmente, atraiu muitos olhares, consolidando parcerias com instituições públicas e
privadas. Fortalecido, nos anos seguintes, acabou realizando-se duas vezes ao ano, em datas especiais. Mas foi em 2012, nos meses de janeiro e fevereiro, com o apoio do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e da SMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), que o projeto bombou. Durante sete semanas todas as praias da orla, do Leme ao Pontal, receberam educação ambiental por meio de oficinas de artesanato feito com material reciclado, roda de capoeira, aulas de mergulho, oficinas de alimentação saudável, música, mutirão de replantio de vegetação, exposição de artes plásticas e engajamento social, com trabalho de corpo a corpo na areia para conscientização dos banhistas, acontecendo também em 2013 e em 2014.
E para o dia 8 de março de 2015, o projeto do Leme ao Pontal, que tem a partir dessa edição a parceria com a Associação Brasileira do Lixo Marinho, com o selo do Movimento Praia Viva, segundo o produtor Eduardo Duwal, o plano é, por meio das inúmeras atividades que serão oferecidas, conquistar ampla participação popular, para promover o exercício da cidadania através da conscientização para o respeito ao patrimônio cultural e ambiental da região e reduzir a quantidade de lixo nas praias, em especial na orla do Recreio dos Bandeirantes, criando núcleos de proteção e educação ambiental, a fim de efetivamente preservar a atividade tradicional da pesca artesanal marítima e a qualidade de vida da população em geral. Complementa Eduardo, educador: através da mobilização para o cuidado com o meio ambiente e ações criativas, estimularemos o comportamento consciente em relação ao lixo produzido durante um dia de lazer.
O que está previsto:
As atividades no dia 8 de março serão realizadas na praça Tim Maia iniciando às 8h. Haverá yoga, tai chi chuan e alongamento; gincanas de limpeza na Pedra do Recreio com os grupos Marisco, Farinha e Polvo e Areia e Mar, respectivamente com distribuição de sacolas informativas; roda de capoeira com o grupo Capoeira Brasil ( Mestre Tamanduá); exibição do espetáculo “Contos, Cantos e Encantos” da Cia Horizontal de Arte pública; um show musical (à definir), encerrando as atividades às 18h.
E o quê ainda se precisa para fazer a coisa acontecer?
O trabalho precisa do apoio de todos, inclusive dos empresários da região, a fim de que se custeie as despesas com locação de vans, aluguel de tendas, aluguel de dois equipamentos de som, cinco mil sacolas com informativo e logos do projeto para distribuição nas areias da praia para coleta de lixo pessoal; kits para gincanas (diversos); águas; lanches; oxigênio e gasolina para as ações de limpeza na água com barcos e material de mergulho e remuneração do cachê social dos artistas.
Quem se habilita a apoiar essa ação tão bacana? Vamos da botar para girar esse post e dar publicidade a mais essa campanha que tem como motivo principal, proteger nossos mares e oceanos.