FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Novos estudos mostram avanços na prevenção de infecções do HIV, anuncia Unaids

Estudos clínicos usando remédios antivirais preventivos mostraram uma alta eficácia na redução de casos de infecção do vírus HIV entre homens que fazem sexo com homens. O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) parabenizou, na quarta-feira (25/2), o anúncio dos resultados, apresentados na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em Seattle, nos Estados Unidos. 

O estudo, realizado no Reino Unido, envolvendo 500 homens que fazem sexo com outros homens e com alto risco de infecção, descobriu que aqueles que tomavam uma pílula de tenofovir e emtricitabine eram 86% menos propícios a contraírem o HIV do que os que não participavam do estudo. Os mesmos resultados foram obtidos na França e Canadá, onde os participantes tomaram quatro pílulas, duas antes e duas depois do ato sexual.

Um terceiro estudo, realizado em Quênia e Uganda, analisou casais sorodiscordantes – quando apenas um parceiro convive com o HIV. Os remédios profiláticos pré-exposição (PrEP) eram administrados ao parceiro HIV negativo, enquanto o soropositivo recebia terapia antirretroviral. O resultado da análise alcançou 96% de eficácia na prevenção de novos casos e sugere que o PrEP poderia servir como uma “ponte” para reduzir novas infecções entre o início do tratamento da pessoa convivendo com HIV até o momento quando há uma redução do risco de transmissão.

“Esses resultados são uma inovação no avanço dos esforços para fornecer opções de prevenção do HIV efetivas para homens que fazem sexo com homens e para casais sorodiscordantes”, afirmou o diretor executivo do Unaids, Michel Sidibé.