FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

MOSTRA BENJAMIN DE OLIVEIRA ABRE INSCRIÇÕES NACIONAIS


Espetáculos de circo, dança, teatro e performance com elenco predominantemente negro podem se inscrever até o dia 16 de março

Criada em 2013, a Mostra Benjamin de Oliveira chega a sua terceira edição nacionalizando a busca por novos espetáculos de artes cênicas que tenham elencos formados predominantemente por artistas negros. Por meio de chamamento público, a Cia Burlantins, idealizadora da mostra, receberá propostas de todo o país até o dia 15 de março. Ao todo, 5 trabalhos nas áreas de circo, dança, teatro e perfomance serão escolhidos. Os interessados devem acessar o formulário disponível na páginaburlantins.com.br/mostra e preencher as informações solicitadas. É necessário ter um vídeo que mostre o trabalho.
Uma curadoria especializada irá escolher os trabalhos que receberão um cachê no valor de 4 mil reais e auxílio logístico e técnico. Os selecionados irão compor a grande de programação ao lado de espetáculos e artistas convidados. A terceira edição da Mostra Benjamin de Oliveira será realizada de 13 a 24 de maio, em Belo Horizonte, e conta com patrocínio da Petrobrás por meio do 3o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras e da Oi, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O nome da mostra já revela seu eixo temático. Benjamin de Oliveira, patrono da Burlantins desde a fundação do grupo, nasceu em 1870 e foi o primeiro palhaço negro do Brasil. É considerado o criador do circo-teatro brasileiro, gênero que levava para as ruas paródias de operetas, contos de fadas teatralizados e grandes clássicos da literatura. Nos entreatos, cantava lundus, chulas e modinhas em companhia de seu violão. Ao escolher o nome daquele que era conhecido como “Rei dos Palhaços”, a companhia reitera seu desejo de valorizar a riqueza cultural dos negros brasileiros.


SERVIÇO
Inscrições para a Mostra Benjamin de Oliveira
Até 16 de março