FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Mulheres que trabalham em hotéis da Guaicurus são personagens de exposição fotográfica

HOTEL ESPLÊNDIDO
Mulheres que trabalham em hotéis da Guaicurus são personagens
de exposição fotográfica contemplada pelo XVI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia

Durante dois anos, a fotógrafa belohorizontina Laura de Avelar Fonseca entrevistou e fotografou as mulheres que trabalham nos hotéis da Rua Guaicurus, conhecido ponto de prostituição de Belo Horizonte. O resultado do trabalho pode ser conferido na exposição Hotel Esplêndido, que ocupará de 6 de fevereiro a 1 de março o Museu Inimá de Paula, com abertura no dia 5 de fevereiro, às 19 horas. Composta por fotos e áudios, a exposição tem curadoria do artista Scott MacLeay, trilha sonora do Grivo, e pode ser visitada de terça-feira a domingo, nos horários de funcionamento do Museu (veja abaixo).

O extenso tempo dedicado ao projeto fica claro para o espectador. A fotógrafa parece apresentar-se como uma testemunha silenciosa e íntima da realidade que se desenrola à sua frente, com um olhar especialmente voltado aos detalhes do ambiente que caracterizam as personagens. “Eu me aproximei profundamente das mulheres, do local, do que seria o meu objeto. Não tem como não se aproximar”, diz ela. Nessa aproximação, Laura revela um cotidiano que une contextos de trabalho, clube social e convivência familiar. Ainda que a situação de marginalização social à qual estão submetidas as profissionais do sexo não possa ser ignorada, a fotógrafa comprometeu-se em não tê-la como algo a reduzir o ser humano retratado. “Estas não são fotos de prostitutas. Estas são imagens do ambiente em que as mulheres trabalham. O ambiente de trabalho não as define; simplesmente identifica e gerencia sua persona pública”, completa Scott.

POÉTICA DAS BORDAS
Além da exposição, o público poderá participar da atividade “Poética das Bordas”, que inclui visita guiada seguida de conversa com convidados sobre o registro documental contemporâneo e a exposição em si. A ação será realizada nos dias 6 e 26  de fevereiro, às 10h e às 18h30, respectivamente, com duração de duas horas. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail contato@museuinimadepaula.org.br ou pelo telefone (31) 3213-4320.   

Prêmio Marc Ferrez
O projeto Hotel Esplêndido foi contemplado do XVI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, promovido pela Fundação Nacional das Artes. O objetivo do prêmio é selecionar projetos de fotografia que visem estimular a reflexão e a experiência artística. Hotel Esplêndido esteve entre os seis selecionados de todo o país na categoria projeto de livre criação fotográfica.

Laura Fonseca
Jovem artista visual brasileira Laura de Avelar Fonseca desenvolve trabalhos voltados para a fotografia documental e contemporânea que une sua preocupação com temas sociais e seu olhar muito pessoal sobre os parâmetros que definem a estética fotográfica. Nascida em Belo Horizonte, dedica-se integralmente à fotografia desde 2011. Seus projetos são marcados por autorretratos geométricos e uma visão sensível e humana na categoria documental com ênfase na pesquisa da relação de personagens marginalizados com a imagem, do ponto de vista tanto do artista quanto de quem se permite retratar. Já teve seus trabalhos expostos nas exposições coletivas Interferências - Scott MacLeay e Convidados: O Caminho para Florianópolis e Perspectiva(s), ambas em Florianópolis (SC), e um ensaio fotográfico sobre a população LGBT de rua na marcha gay de Belo Horizonte publicado na Revista Marimbondo.

Scott MacLeay
Fotógrafo, artista de novas mídias, compositor e escritor, iniciou sua carreira em Vancouver, no Canadá, na década de 70, tendo trabalhado em Paris e Nova York. Mudou-se para o Brasil em 2010. Criou o grupo de pesquisa musical Private Circus e teve seus trabalhos expostos em diversas galerias e museus da Europa, América do Note e Japão. Sua obra foi incluída na Time-Life History of Photography, no volume dedicado à “Arte da Fotografia”. Fundou o Departamento de Fotografia do American Center for Artists em Paris e tornou-se diretor do Center for Media Art and Photography (CMAP), um centro inovador de atividades de mídia arte e produções audiovisuais. No final de 2011, fundou no Brasil o Processo Criativo, um movimento dedicado à promoção e desenvolvimento de trabalhos inovadores e pesquisas nas artes tecnológicas. Em 2015 estará em turnê pelo Brasil para o lançamento de seu livro PENSAR, SENTIR, VER : Percepção e Processo em Fotografia.  

SERVIÇO
>> Exposição Hotel Esplêndido
de 6 de fevereiro a 1 de março
de terça-feira à sábado, das 10h às 18h30 / quinta-feira, das 12h às 20h30 / domingo, das 12h às 18h30
entrada gratuita

>> Poéticas da Borda (visita guiada e bate-papo com convidados)
6 de fevereiro, das 10h às 12h
26 de fevereiro, das 18h30 às 20h30
inscrições gratuitas pelo email contato@museuinimadepaula.org.br ou pelo telefone 31-3213-4320