FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Festival de Verão "O corpo é uma festa" - Programação Espaço do Conhecimento UFMG

Exibindo Cosmogonia Yorubá - Exposição Demasiadoi Humano - foto de Maria Navarro.jpg

ESPAÇO DO CONHECIMENTO RECEBE A 9ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE VERÃO DA UFMG

Promovido pela DAC (Diretoria de Ação Cultural) o Festival de Verão da UFMG chega à sua 9ª edição e traz o tema “O corpo é uma festa”, com reflexões sobre a relação dos corpos com os espaços e a carga simbólica resultante destes diálogos. A programação se divide entre o Campus Saúde, Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG e Espaço do Conhecimento UFMG.

As atividades do Festival acontecem de 9 a 13 de fevereiro e as inscrições para as oficinas podem ser realizadas pelo site www.ufmg.br/festivaldeverao ou no posto da Fundep, na Praça de Serviços do Campus Pampulha (Av. Antônio Carlos, 6.627, das 8h às 18h). Para as oficinas, será cobrada uma taxa única de R$ 20,00, exceto para a oficina Teatro dos Planetas cuja inscrição é gratuita. Outras atividades que ocorrerão no Espaço do Conhecimento UFMG como a visita guiada “Corpo e Percepção Sonora no Espaço”, a visita acessível em Libras à exposição “Demasiado Humano” e as exposições fotográficas na Fachada Digital são gratuitas e não requerem inscrição prévia.

Para pessoas com deficiência, o período de inscrições é de 19 a 23 de janeiro e a partir de 28 de janeiro para o público em geral, até o primeiro dia de realização das oficinas. Caso as vagas sejam preenchidas, as inscrições podem ser encerradas antes do prazo previsto.

René Lommez Gomes, Diretor Científico Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, ressalta que o museu vem se inserindo aos poucos nas atividades do Festival de Verão.
“Esse ano, nós reafirmamos a parceria com o Festival, atuando como co-realizadores. Propondo a realização de eventos em diversos espaços culturais da Universidade, respeitando a vocação de cada um, o Festival está contribuindo de uma maneira ímpar na articulação entre essas casas de cultura e na definição de seu papel junto à cidade”
  
René explica que o tema e a abordagem escolhidos para essa edição do Festival coincidem com a tônica do trabalho desenvolvido nas ações educativas e no projeto de acessibilidade do museu. Por isso, algumas das atividades ofertadas pelo Espaço são ações internas, que se somam às produções desenvolvidas pela curadoria do Festival de Verão. “É um esforço mútuo de pensamento e construção, e o Espaço do Conhecimento UFMG contribui sem perder seu caráter e a busca pela promoção do diálogo entre os diversos saberes. Ao contrário, no encontro entre as linguagens e áreas do conhecimento, promovidos pelo Festival, reforçamos a vocação do museu”, conclui.


Confira a programação do 9º Festival de Verão no Espaço do Conhecimento UFMG

Oficina: Este museu é acessível?
Quais razões impedem os museus de serem acessíveis? Como queremos mudar a forma como os museus abordam seus respectivos públicos? O objetivo da oficina é construir uma experiência acerca da acessibilidade em museus, dando aos participantes a possibilidade de conhecer as necessidades das pessoas com deficiência, um grupo da sociedade que, aos poucos, tem tido seus direitos reconhecidos, além de refletir, discutir experiências, visitar instituições e idealizar itinerários acessíveis. A oficina irá contribuir para a conscientização sobre os programas e linhas de ação para que os museus ofereçam as ferramentas e recursos necessários para torná-los mais acessíveis, estimulantes e inclusivos.
Ministrante: Gabriel Cândido Carneiro (BH)
Público-alvo: estudantes e profissionais que atuam em museus e espaços expositivos, interessados em desenvolver práticas inclusivas e a promoção da acessibilidade.
Local: Espaço do Conhecimento UFMG- 2º andar – sala de oficinas
Período: 10 a 13 de fevereiro
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h
Vagas: 16
Indicação de faixa etária: 18 anos
Carga horária: 16 horas
Informações: www.ufmg.br/festivaldeverao - 3409-6398 ou 3409-8278 (durante o evento)

Oficina: Descobrindo e costurando relações na Praça da Liberdade
A atividade tem o objetivo de dar aos participantes a possibilidade de conhecer e pesquisar sobre os diversos “personagens invisíveis” presentes nas cidades, que curiosamente, apesar de muitas vezes não serem enxergados, mantém e cuidam do espaço público.
A oficina será desenvolvida na Praça da Liberdade, convidando os participantes para bordarem uma grande toalha com uma síntese de conversas representadas por palavras e desenhos das histórias de vida de pessoas que se envolvem com a manutenção da Praça e de seu entorno. Após duas tardes de bordados coletivos, a toalha adornará uma grande mesa de café que será oferecida em homenagem aos personagens da Praça da Liberdade, propondo uma reflexão sobre a situação de invisibilidade em que se encontram determinados grupos.
Ministrante: Thereza Portes (BH)
Local: Espaço do Conhecimento – a atividade inclui passeio pelo museu e termina na Praça da Liberdade, no dia 12.
Período: 10 a 12 de fevereiro
Duração: 13h às 17h (no dia 12 o horário será das 14h às 18h)
Carga horária: 12 horas
Material: linhas (linha para bordar 100% algodão – 40m) em cores variadas (vermelho, azul, amarelo, verde, marrom, branco, bege, preto), 2 agulhas para costura a mão números 1 e 3 , 1 tesoura e  1 xícara com pires.

 Observação: o material descrito é de responsabilidade do participante
Local: Espaço do Conhecimento UFMG – 5º andar
Vagas: 30
Indicação de faixa etária: 16 anos
Informações: www.ufmg.br/festivaldeverao - 3409-6398 ou  3409-8278 (durante o evento)

Oficina: Ação Inclusiva
Diante da importância de ampliar o acesso às pessoas com deficiência torna-se imprescindível que o conceito de “acessibilidade” seja amplamente difundido. A atividade tem o objetivo de sensibilizar e preparar estudantes, professores e demais públicos para a importância e a responsabilidade de cada em de nós em tornar nossos respectivos espaços de fato acessíveis. Pretende-se possibilitar uma reflexão e análise do termo ‘acessível’ no Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Ministrante: Liliane Arouca do Carmo (BH)
Público-alvo: alunos, monitores, professores, funcionários e demais interessados na ampla discussão do assunto.
Carga horária: 4 horas
Data: 12 de fevereiro
Horário: 14h às 18h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG – 5º andar – Terraço Astronômico
Vagas: 15
Indicação de faixa etária: Livre
Informações: www.ufmg.br/festivaldeverao - 3409-6398 ou 3409-8278 (durante o evento)

Oficina Teatro dos Planetas
Os planetas possuem diferentes velocidades de translação. Quanto maior a órbita, mais tempo eles demoram para completar uma volta ao redor do Sol. É possível observar cinco planetas a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Devido aos seus respectivos movimentos de translação, podemos avistá-los em diferentes direções nas constelações do zodíaco, e em diferentes horários da noite. O objetivo dessa oficina é simular os movimentos, posições e horários de visibilidade dos planetas com o nosso próprio corpo.
Ministrante: Equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG
Data: 12 de fevereiro
Horário: 19h às 21h
Local: hall do 5º andar e Planetário
Vagas: 20
Indicação de faixa etária: 10 anos
Inscrição gratuita via Fundep ou no site www.ufmg.br/festivaldeverao
Informações: 3409-8350

 Visita Guiada – Corpo e Percepção Sonora no Espaço
A proposta da atividade é que o visitante seja guiado e guie alguém de olhos vendados pelo museu, experimentando sensações e detalhes que passam despercebidos quando nossa atenção está voltada para as informações visuais, a exemplo das nuances de tons de voz, sons ambientes, texturas, cheiros e até a maneira como nos movimentamos no espaço. Haverá uma breve instrução com dicas sobre como guiar a pessoa vendada e após a experiência cada um poderá compartilhar suas percepções.
Responsáveis: Equipe do Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG
Local: Espaço do Conhecimento UFMG
Data: 10 a a13 de fevereiro
Horário: a partir das 15h30
Não serão realizadas inscrições para essa atividade. Os interessados podem se informar na recepção do museu. Participação gratuita.
Vagas: Não há limitação de público
Indicação de faixa etária: Livre
Informações: 3409-8350


Exposição Fotográfica - O corpo é uma festa
Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG
Exposição, na Fachada Digital, de imagens de obras e performances dos artistas André Ramanery e Thereza Portes.
Período: 09 a 13 de fevereiro
Horário: 19h às 23h
Atividade gratuita. Não requer inscrição

PROMOVENDO A ACESSIBILIDADE PARA VISITANTES SURDOS
Visita acessível em Libras: exposição ‘Demasiado Humano’
Visita bilíngue - Libras/Português - à principal exposição do Espaço do Conhecimento UFMG, que reúne vários temas ligados ao conhecimento: a origem do universo, o surgimento da espécie humana e o povoamento da terra, os diálogos culturais, a diversidade linguística entre outros. A visita contará com videoguia e intérprete de Libras. Por meio de um tablet, o monitor virtual apresenta em Libras (Língua Brasileira de Sinais) as instalações do museu e a tradução encontra-se na legenda em Português.
Data: 12/02
Horário: 18h
Duração: uma hora
Público: surdos, usuários ou não de Libras e ouvintes interessados em Libras
Classificação etária: livre
Atividade gratuita. Não requer inscrição
Programação:
18h30 - Sinopse bilíngue - Libras/Português - do filme a ser exibido no Planetário
19h - Exibição do filme no Planetário - Terra Dinâmica

  
19h30 às 23h - Exposição fotográfica – A Língua do Corpo
Exposição de imagens sobre o corpo que se comunica em língua de sinais, produzidas por sujeitos surdos. Em exibição de 9 a 13 de fevereiro

20h – Bate-papo com os autores das imagens no Café do Espaço do Conhecimento UFMG
Responsáveis: Equipe do Núcleo de Comunicação Acessível UFMG e do Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG
Público-alvo: todos os interessados
Classificação etária: Livre
Atividade gratuita. Não requer inscrição

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço:
Festival de Verão da UFMG – programação Espaço do Conhecimento UFMG
Período: 9 a 13 de fevereiro
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Atividades gratuitas
Contato Festival de Verão:  festivalveraoufmg@gmail.com