FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Para aproveitar o tempo livre


Espaço do Conhecimento UFMG realiza programação especial no período de férias

Entre 6 de janeiro e 1º de fevereiro o Espaço do Conhecimento UFMG oferecerá uma programação especial para o período de férias. As atividades são gratuitas e incluem oficinas para crianças e jovens, a exposição temporária “Planetário Líquido”, recital de violão apresentado por Ronaldo Cadeu, o Sarau da Partilha, um dia dedicado aos jogos de tabuleiro, esquetes teatrais que dialogam com a exposição “Demasiado Humano” e aulas de lindy hop com o grupo BeHoppers (BH).

Confira a programação completa:

Exposição Planetário Líquido (Multiverso)
6 de janeiro a 1º de fevereiro
Terça a domingo, das 10h às 17h; quintas, das 10h às 21h
Classificação livre
Atividade gratuita

O Planetário Líquido é um modelo em três dimensões feito com combinações de água, álcool e óleos coloridos por pigmentos florescentes. Em globos de vidro, sua constituição fluida e movimentação produzem uma estrutura análoga à do espaço sideral. O modelo foi desenvolvido por Délcio Almeida e Alexsandro Oliveira com o objetivo de potencializar o ensino de ciências e a divulgação cientifica em ambientes expositivos. Para o autor do projeto, a ideia é construir um modelo com materiais muito simples, que possam ser replicados com certa facilidade, e que possibilitem analogias interessantes, despertando o interesse das pessoas por assuntos da astronomia. No Espaço do Conhecimento UFMG os globos serão expostos no Terraço Astronômico, em tendas escuras que receberão iluminação interna especial.

Expedição urbana
10 de janeiro, 10h
Classificação Livre
15 vagas, atividade gratuita

Realizada em 2012 como o nome de “Projeto Ocular” esta expedição urbana consiste em sentir e observar a Rua da Bahia, rua detentora de várias imagens importantes do ambiente urbano belo-horizontino, por meio de um estado de deriva orientado. Durante esse percurso que se inicia na recepção do museu, o grupo irá construir conversas e registrar imagens de tudo aquilo que o espaço possuiu. Esta iniciativa tem como objetivo mostrar que o simples ato de andar pela cidade pode também ser uma experiência de conhecimento e educação.

A atividade será mobilizada por Pedro Ninja, artista de rua, jovem professor, ciclista urbano e membro do grupo de pesquisa LEVE da EBA – UFMG.

Recital de violão com Ronaldo Cadeu
15 de janeiro, 14h
Classificação livre
Atividade gratuita

O compositor, maestro e violonista Ronaldo Cadeu é PhD em composição musical e possui uma ativa carreira internacional como violonista, com destaque para sua apresentação no Carnegie Hall (Nova Iorque), em 2012. No recital que acontece o Espaço do Conhecimento UFMG, o repertório do maestro contará com composições próprias e de compositores como Villa-Lobos, Tárrega e Albéniz, além de uma suíte flamenca da tradição musical espanhola.

Esquetes teatrais no museu
20 de janeiro a 1º de fevereiro
Terça a domingo, às 11h30 e às 16h30; quintas, às 18h30.
Classificação livre
Atividade gratuita

Intervenções teatrais desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Teatro do Espaço do Conhecimento UFMG dialogam com os conteúdos da exposição Demasiado Humano. Nas intervenções, personagens históricos como Charles Darwin e Stanley Miller provocam o público a pensar sobre como a ciência é construída e convidam os visitantes a interagir de forma diferente com o museu.
                                                                                                   
Sarau da Partilha
22 de janeiro, das 19h às 21h
A partir de 15 anos
Atividade gratuita

O Coletivo Partilha é composto por poetas, pesquisadores e estudantes ligados às faculdades de Letras e Música da UFMG e outras escolas de Belo Horizonte. Formado a partir da participação em oficinas de criação literária, atualmente, além do Sarau da Partilha, o Coletivo mantém um grupo de estudo e fomenta publicações de poesia, textos, imagens, eventos e a reflexão sobre ocupações estéticas através de plataformas digitais.

A ideia do Coletivo é chamar as pessoas a compartilharem das intervenções propostas. Nesse sentido, o conceito de partilha, proposto pelo filósofo Jacques Rancière, é importante para nortear as relações entre estética e política problematizadas pelo grupo.

Jogos do Conhecimento - Especial Dia Mundial dos Jogos
24 de janeiro, das 10h às 17h
A partir de 10 anos
Atividade gratuita

Jogos do Conhecimento é uma ação educativa baseada em jogos (Origens e UFMGames). O objetivo é aproximar o público de brincadeiras que fazem parte de diferentes tradições culturais, proporcionando múltiplas experiências e instigando a curiosidade de crianças, jovens e adultos. No Dia Mundial dos Jogos, 24 de janeiro, os Jogos do Conhecimento acontecerão durante todo o dia em uma edição especial, com jogos de tabuleiro.


Oficina - Espectroscópio
6 de janeiro a 1º de fevereiro
Terças e quintas, das 14h às 15h
A partir de 8 anos
15 vagas por dia
Os ingressos poderão ser retirados na recepção do museu 1 hora antes do início da atividade. Atividade gratuita.

Os participantes construirão um espectroscópio para visualizar a dispersão da luz em espectros contínuos e descontínuos, proveniente de diversas fontes luminosas, inclusive o Sol. As raias do espectro descontínuo são provocadas por um efeito quântico, que permite inferir sobre a composição da matéria da qual estrelas são formadas.

Oficina - Construção de Planetário Líquido
7 a 28 de janeiro
Quartas, das 14h às 15h
A partir de 8 anos
15 vagas por dia
Os ingressos poderão ser retirados na recepção do museu 1 hora antes do início da atividade. Atividade gratuita.

Na oficina, Délcio Almeida vai explicar os conceitos que levaram ao desenvolvimento do projeto “Planetário Líquido” e montará, com os participantes, um modelo em globo de vidro. A ideia é que, a partir da experiência, os participantes possam replicar em casa o modelo.

  
Oficina - Aprendendo sobre o corpo humano
30 de janeiro, das 14 às 17h
A partir de 7 anos
20 vagas
Os ingressos poderão ser retirados na recepção do museu 1 hora antes do início da atividade. Atividade gratuita.

A atividade será ministrada por “oficineiras” do projeto “Arte da Saúde”, da Prefeitura de Belo Horizonte. Haverá a construção de bonecos articulados e produção de desenhos com frases escondidas através de um material que poderá ser raspado pelas crianças.

Aula de lindy hop com BeHoppers
17 e 24 de janeiro, às 14h
A partir de 12 anos
20 vagas
Atividade gratuita

O lindy hop é uma dança de origem afro-americana que possui grande riqueza de passos e é dançada ao som de swing jazz. A dança originou-se no Harlem, bairro negro da periferia de Nova Iorque, nos anos 1920-30. Apesar de ser uma época de segregação racial, brancos e negros podiam entrar e dançar juntos nos bailes, como no salão Savoy, o primeiro a ter essa integração. Muito divertido e contagiante, atualmente o lindy hop é dançado no mundo inteiro: há grandes bailes de lindy hop em dezenas de países, alguns deles recebendo milhares de pessoas num só evento! O Brasil vem entrando neste cenário, a ponto de ter um festival e workshops por todo o país. O lindy pode ser dançado a dois, sozinho (por exemplo: charleston, jazz autêntico), em grupos, nas rodas (as divertidas “jams“), e também em tempos variados.

BeHoppers é um grupo formado com a intenção de promover a cena hopper e o swing jazz em Belo Horizonte. Com o nome inspirado nas iniciais de sua cidade natal, estende o convite para se tornar um hopper a todo mundo e ao mundo todo. O grupo contextualizará olindy hop para os visitantes do Espaço do Conhecimento e oferecerá uma divertida aula para todos. Serão ensinados alguns passos simples, além de noções de improviso e musicalidade, mostrando que, com poucos passos e com muita alegria, é possível dançar muito.


O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço:
Férias no museu
Período: 6 de janeiro a 1º de fevereiro
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Atividades gratuitas