FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Nova Friburgo é destaque entre as cidades produtoras de cervejas gourmets e artesanais do país

Há algum tempo atrás o público ficava limitado às cervejas produzidas em larga escala por grandes empresas, mas atualmente o mercado voltado para as artesanais tem crescido e se popularizado, inclusive em Nova Friburgo. Temos quatro cervejas  tradicionais na cidade; a Ranz Bier, a Braün - Braün Bier, a Barão Bier  e a Rock Valley Bier. Cada marca produz cerca de três mil litros por mês.
Com seis tipos de cervejas no mercado que variam no teor alcoólico e sabores, a dupla de amigos Valney Antonio de Oliveira Jr. e Daniel Rocha lançaram em 2012 a Rock Valley Bier. São 4 mil litros produzidos mensalmente que  tem conquistado tanto o mercado de Nova Friburgo como o de Minas Gerais e do Espírito Santo. Eles lançaram no inverno passado a '1820', uma edição especial em  homenagem aos 200 anos de Nova  Friburgo. Para identificar toda a linha como friburguense, o logotipo leva a marca do Cão Sentado, importante atração turística da cidade. Duas delas caíram no gosto do público: a Pumpkin Ale - Cerveja que leva abóbora e especiarias em sua composição que no ano passado  foi eleita entre as 15 mais excêntricas do mundo pelo site do MSN- e a Imperial Ipa - Cerveja que leva em sua composição rapadura e grandes quantidades de malte e lúpulos americanos, com alto teor alcoólico
 A 'Barão Bier' foi criada há cerca de 9 anos pelo casal Cosme Leandro e Edna Moraes. O nome é uma homenagem à história da fundação de Nova Friburgo. São 3 mil litros produzidos mensalmente divididos em quatro tipos da bebida  que também variam em teor alcoólico e sabor. A produção fica em um sítio no bairro Jardim Califórnia. Atualmente o produto é vendido somente em Nova Friburgo e cidades próximas mas a intenção do casal é expandir os negócios.
A 'Ranz Bier' é produzida em Lumiar e foi criada em 2009 pelo engenheiro Gustavo Ranzato. A produção no começo era de cerca de 20 litros, mas com o crescimento da demanda hoje já são produzidos 5 mil litros mensalmente. O criador da marca procura usar ingredientes inusitados como capim-limão e mel e ressalta a importância da liberdade da criação de novos aromas e sabores.
A 'Braün - Braün Bier', também foi lançada em 2009 por Jorge Bräuniger, proprietário do restaurante de culinária alemã 'Bräun & Bräun'. A bebida é distribuída em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. A cerveja tipo pilsen, é categoria Premium e tem o selo de pureza alemã, criado em 1516 pelo duque alemão Guilherme IV. Segundo a lei da pureza, a cerveja deve ser fabricada apenas com água, malte de cevada e lúpulo.
A partir desta seleção de ingredientes naturais, a 'Braün - Braün Bier', é uma bebida refrescante e suave, com teores médios de álcool que agrada a todos os paladares. 
 Todos esses sabores e aromas podem ser harmonizados com os vários tipos de carnes e peixes oferecidos pela rica culinária dos restaurantes da cidade.