FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Poluição sonora: um barulho em nossas vidas


O Centro de Estudos da ENSP de 19/11 teve a questão da poluição sonora como tema. Para isso recebeu o chefe do Laboratório de Ensaios Acústicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Laena/Inmetro), Marco Antonio Nabuco de Araújo, a coordenadora do Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Márcia Soalheiro, e a pesquisadora da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fiocruz, Martha Ribeiro Valle Macedo. Na ocasião, o chefe do Laena explicou que existem diversos tipos de poluição sonora e que o barulho causado por ela está presente na vida de todos. Ele defendeu também que o Estado precisa se posicionar sobre a questão e realizar ações efetivas de enfrentamento.

A coordenadora do Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Márcia Soalheiro, explicou que a poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota e as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; e lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos. Segundo ela, o ruído é um dos principais problemas ambientais do século XXI sendo objeto de preocupação de importantes organismos como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para entender como a poluição sonora pode afetar a saúde, a pesquisadora da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fiocruz, Martha Ribeiro Valle Macedo, destacou que trabalhar em ambiente com muito ruído pode aumentar bastante o risco de ataque cardíaco, além de distúrbios de atenção, de aprendizagem, do sono, acidentes do trabalho, irritabilidade e incômodo. Confira nos links abaixo as apresentações dos expositores na íntegra.