FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

MONIQUE DEHEINZELIN DISCUTE TÉCNICAS DE PINTURA NO MM GERDAU



Artista e educadora, a convidada da atração ‘Matéria-prima’ ministra oficina de artes plásticas, com
análise da expressão das cores em obras de grandes pintores. Quinta-feira, 27 de novembro, às 19h30

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... de novembro, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, promove na quinta-feira, 27 de novembro de 2014, às 19h30, nova edição do Matéria-prima, desta vez com a artista e educadora Monique Deheinzelin, que promove oficina “Cor e ritmo originam formas”, com destaque para as artes plásticas e técnicas de pintura. As atividades continuam na sexta e no sábado, 28 e 29 de novembro, às 15h. As inscrições, gratuitas, são feitas pelo e-mail oficina@mmgerdau.org.br.

A oficina consiste num passeio pelas artes plásticas, com ênfase na pintura. Monique mostrará as diferentes formas de expressão das cores no trabalho de alguns artistas, revelando a diferença entre os ritmos e gestos impressos por cada um na construção das imagens. A análise de obras do britânico David Hockney, do estadunidense James Turrell, do holandês Hembrandt, do italiano Alfredo Volpi e dos brasileiros Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Alberto da Veiga Guignard e Cildo Meirelles será o foco da oficina.

Paralelamente, serão apresentadas pinturas de crianças – que integram o acervo da oficineira e foram utilizadas em sua tese de doutorado – e os processos de construção e manifestação da cor. A estética e o movimento das pinturas rupestres nas cavernas de Lascaux e Chauvet, na França, também serão analisadas durante a atividade.

Monique Deheinzelin
Educadora, pintora e escritora. Doutora em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (USP), publicou os livros A fome com a vontade de comer, uma proposta curricular de educação infantil (Vozes, 1994), Construtivismo, a poética das transformações (Ática, 1996), Trilha, educação e construtivismo (Vozes, 1996) e Conhecimento de si, conhecimento do mundo – fundamento e prática na educação infantil (no prelo, 2014), além de artigos em jornais e revistas.

Matéria-prima
A atração Matéria-prima consiste em encontros de curta duração no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, com abordagens teóricas e práticas sobre diferentes temas. As inscrições, gratuitas e com vagas limitadas, são feitas pelo e-mail oficina@mmgerdau.org.br.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.


SERVIÇO

Matéria-prima – “Cor e ritmo originam formas”, com Monique Deheinzelin

  • Datas: 27 (quinta-feira, das 19h30 às 21h30), 28 (sexta-feira, das 15h às 17h30) e 29 (sábado, das 15h às 17h30) de novembro de 2014
  • Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Inscrições gratuitas: oficina@mmgerdau.org.br


MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca