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sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Inteligência criadora ou puro acaso?



Café Controverso debate obrigatoriedade do ensino de teoria criacionista nas escolas do país

No início de novembro o deputado federal Marco Feliciano propôs um projeto de lei para a inserção do ensino do criacionismo na grade curricular das redes pública e privada de ensino do país. A proposta, que para entrar em vigor precisa ainda ser votada por deputados, senadores e receber a sanção da presidenta Dilma Roussef, tem provocado debates acirrados. 

Enquanto para o pastor Feliciano a lei visa diminuir a confusão gerada entre as teorias científicas ensinadas nas escolas e as vivências religiosas dos alunos, para muitos dos opositores a sua aprovação colocaria em xeque a confiabilidade da ciência, a liberdade de expressão, a liberdade religiosa e a laicidade do Estado brasileiro. 

Mesmo entre os criacionistas não há consenso: poucos dias após a proposição da lei, a Sociedade Brasileira do Design Inteligente, movimento que também contesta a teoria da evolução por meio da seleção natural, se posicionou publicamente contra sua aprovação.

Para falar sobre o tema o Café Controverso do próximo sábado, 29 de novembro, discutirá "Criacionismo, Evolucionismo e o Design Inteligente". Participam do debate o professor associado no Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia da UFMG Mario Alberto Cozzuol e a consultora pedagógica da Kroton Educacional e responsável pela Rede Cristã de Educação Carla Miller. O evento tem início às 11h na cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG, com entrada gratuita.