FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Circo Crescer e Viver apresenta "Febril" a partir de 31 de outubro


Espetáculo de circo é inspirado na obra de Gabriel García Márquez

A partir de 31 de outubro, o Circo Crescer e Viver apresenta em sua lona, instalada no centro da cidade, o espetáculo "Febril", livremente inspirado na obra de Gabriel García Márquez. Dirigido por Luis Igreja, a montagem brinca com os personagens arquetípicos que transitam pelas histórias fantásticas de Gabo. Onze artistas formados pelo Circo Crescer e Viver estarão no picadeiro. "Febril" fica em cartaz de quinta a domingo, até 23 de novembro, com entrada gratuita.

Além de diversas técnicas circenses, como acrobacias, aéreos, portagem, diabolôs e malabares, a sétima produção do Circo Crescer e Viver reúne ainda linguagens como a dança e o teatro, que se harmonizam na construção das cenas, que contam ainda com música ao vivo interpretada pelos próprios artistas. "Febril" conta a história de uma família que tem sua vida modificada pela chegada de uma trupe de ciganos no lugarejo em que vivem. A organização hierárquica, social e afetiva se parte e toda a ordem social é alterada. Os conflitos familiares vêm à tona violentamente, até que a cidade explode em uma guerra devastadora. Ao final do conflito, o lugarejo é invadido por pestes e seus habitantes passam a conviver com os mortos.

O tema do espetáculo foi escolhido quando o coordenador artístico do Circo Crescer e Viver, Vinícius Daumas, se deparou com o conceito de "realismo maravilhoso", vertente literária da qual Gabriel García Márquez é um ícone. Ele prontamente fez uma conexão com o universo do circo. "Vi ali um campo para que a gente pudesse mais uma vez inovar. A ideia é fazer o público viajar em uma estética que ousa nas cores, tamanhos e é fundamentalmente imagética. Circo é movimento e imagem. Traduzir isso em uma dramaturgia que rompe com o lugar comum é exatamente onde queremos chegar", explica Vinícius.

Para o diretor Luis Igreja, que está à frente de seu primeiro espetáculo circense, o convite do Circo Crescer e Viver veio acompanhado de dois grandes desafios: "reconhecer a linguagem do circo, dessa vez do "lado de dentro" do processo de quem faz - não apenas da plateia, de onde guardo memórias afetivas infantis muito preciosas; e trazer para o picadeiro a ambientação e o espírito do realismo maravilhoso.

A direção musical fica por conta de Daniel Gonzaga, que também foi responsável pelas trilhas de outros quatro espetáculos do Circo Crescer e Viver: Vida de Artista - 2007, Baião - 2009, Passos - 2011 e Porto - 2013. As canções compostas originalmente para o espetáculo foram inspiradas nos personagens e vão do rock´n´roll à valsa. Já a direção de arte está sob os cuidados de Denise Bernardes, Guilherme Maia e Beto Herriot, que ousaram nos tamanhos e cores da cenografia com objetos reaproveitados e adaptados de forma pouco usual e que tomam conta do espaço aéreo do picadeiro onde acontecem vários números acrobáticos do espetáculo.

Ao final da apresentação o público será convidado a contribuir com a quantia que puder ou quiser. "Quanto vale o show?" - Esta será a pergunta feita aos espectadores, cuja contribuição será revertida integralmente aos projetos sociais e de formação artística do Circo Crescer e Viver.

FICHA TÉCNICA:
Realização: Circo Crescer e Viver
Direção Geral e de Produção: Junior Perim, Vinícius Daumas e Alex Nascimento Barreto
Elenco (Em ordem alfabética): Ana Carolina Reis, Brian Amorim, Cássia Cristina, Gilmar Oliveira, Janaina Costa, Luis Martins, Mário Flávio, Natássia Vello, Pedro Serejo, Renê Carvalho e Rodrigo Ceribelli.
Direção: Luis Igreja
Assistente de Direção: Cecília Ripoll
Composição e Direção Musical: Daniel Gonzaga
Iluminação: João Franco
Direção de Arte: Denise Bernardes, Guilherme Maia e Beto Herriot
Roteiro e Pesquisa: Ana Carina e Clara Meirelles
Assistente de Produção: Lívia Simas e Paulinho Freitas
Assistente de Criação em Técnicas Circenses: Lurian Duarte
Assistente de Criação em Composições Corporais: Paula Maracajá
Acompanhamento Pedagógico: Cristina Moura
Design Gráfico: Stúdio M’Baraká - Diogo Resende e Mariana Solis
Fotografia e Still: Guilherme Maia
Figurino: Denise Bernardes, Marcela Domingos e Vinicius Couto
Assistente de Figurino: Márcia Lima
Aderecista de Arte: Ademir de Souza
Aderecista de Figurino: Poliana Braga
Pintura de Arte: Ana Duarte
Caracterização: Simone Batata, Tiça Camargo e Ana Gangemiu
Costureira: Marenice Alcântara
Rigger: Carlos Eduardo (Índio)
Estruturas e montagem: José Ribamar (Maranhão)



SOBRE O CIRCO CRESCER E VIVER

O Circo Crescer e Viver junta arte e transformação social em seu picadeiro. Criado há onze anos, o projeto desenvolve ações nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes circenses, numa das mais exitosas experiências de utilização do circo como ferramenta de diálogo pedagógico junto a crianças e jovens que vivam em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o Circo Crescer e Viver é um empreendimento com atuação em todos os elos da cadeia produtiva circense.

O reconhecimento do trabalho fez com que o Circo Crescer e Viver se transformasse em uma das organizações líderes da Rede Circo do Mundo Brasil, articulação que representou junto à Rede Internacional de Formação em Circo Social e à Federação Ibero-Americana de Circo.

O Circo Crescer e Viver tem Patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Petrobras, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Wartsila e apoio da ABC Trust. Coral Tintas e Capézio também são apoiadores do espetáculo Febril. Realização: Circo Crescer e Viver.

SERVIÇO:
FEBRIL
Temporada: 31 de outubro a 23 de novembro, de quinta a domingo
Local: CIRCO CRESCER E VIVER
Endereço: Rua Carmo Neto, nº 143, Cidade Nova - ao lado do Metrô Praça Onze - Rio de Janeiro (RJ)
Horário: Quinta a Sábado (20 horas) e Domingo (19 horas)
Entrada gratuita (retirada de ingresso uma hora antes)
Classificação: Livre
Capacidade: 240 lugares
Duração: 90 minutos com intervalo