FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Principal feira de turismo do país é aberta oficialmente


Foi realizada na noite de ontem (23), no Teatro Renault, região central da capital paulista, a cerimônia de abertura da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. A solenidade marcou a abertura oficial do principal evento de turismo do Hemisfério Sul, que será iniciado hoje (24) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

O encontro reuniu autoridades que representam o setor em seus mais variados segmentos e contou com a participação de Vinicius Lages, ministro do Turismo. O presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, aproveitou a oportunidade para reiterar o potencial das agências de viagens no que concerne à venda personalizada de produtos e serviços turísticos e para reforçar a importância da conquista da regulamentação da atividade das agências, consolidada sob a Lei 12.974/2014 ainda no primeiro semestre deste ano. “Esta conquista será plena quando conseguirmos equacionar tudo aquilo que concerne à responsabilidade solidária”, afirmou, referindo-se aos vetos da presidente Dilma Rousseff, relacionados, sobretudo, ao Código de Defesa do Consumidor.

Azevedo antecipou que uma campanha de valorização aos agentes de viagens será apresentada no próximo sábado (27) durante a reunião do Conselho Nacional, restrita à diretoria executiva da entidade e aos dirigentes das ABAVs Estaduais. A participação do ministro Vinicius Lages e de Marcio Favilla, diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da Organização Mundial do Turismo, favorecerá o debate acerca das principais questões referentes ao crescimento e ao fortalecimento da indústria de viagens, tais como uma agenda de qualificação e capacitação profissional, reorganização da capacidade de desenvolver e estruturar destinos turísticos, inserção do turismo na agenda de inovação do país e a construção de um calendário turístico nacional, atualizado permanentemente.

Em seu discurso de abertura, o presidente da ABAV Nacional ressaltou, ainda, a decisão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em suspender a compra de passagens aéreas a partir do intermédio de uma agência de viagens e reforçou que a associação, em conjunto com a ABAV-DF, continua empenhada em contornar esta medida.
Autoridades presentes

Ao longo da cerimônia de abertura, o ministro Vinicius Lages parabenizou o trabalho desempenhado pela ABAV ao longo destes 60 anos e posicionou a ABAV Expo “não apenas como um evento de negócios, mas de relacionamento e reconhecimento”. Ao declarar que estará presente nos cinco dias de feira, Lages reiterou a importância de “estar perto desses que são os principais atores do mercado turístico brasileiro não somente para compreender, mas para definir estratégias conjuntas para o futuro”.

A participação do Ministério do Turismo no evento está diretamente relacionada à importância de se conhecer melhor o turista e os destinos turísticos e à iminente necessidade de promover o Brasil, incentivando, de maneira mais eficiente, o turismo doméstico, potencializado a partir da melhoria do perfil de renda da população nos últimos 12 anos. Neste sentido, ganha força a campanha #partiuBrasil, cujo objetivo é reforçar os atrativos turísticos do país de modo a favorecer a circulação de passageiros em território nacional.

A campanha foi bem recebido por Marcio Favilla, representante da OMT. O executivo enfatizou a necessidade de estímulo ao turismo doméstico, definindo-o como “base para o crescimento do turismo internacional”. Para Favilla, “os negócios que serão realizados na ABAV Expo certamente contribuirão muito com o turismo brasileiro”.

Sob o ponto de vista de Claudio Magnavita, Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, destino patrono da ABAV Expo, as inovações que acompanham a 42ª ABAV Expo – comercialização de pacotes turísticos com descontos promocionais no final de semana (dias 27 e 28 de setembro) e consolidação como palco para a realização de negócios a partir da presença de espaços como a Ilha Corporativa Abracorp e o 42º Encontro Comercial Braztoa – a posicionam como um evento decisivo na história do turismo nacional. “O Evento ABAV é fundamental para o crescimento e para a história do Brasil”, disse.

O objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor como um todo é compartilhado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com o presidente do Conselho de Turismo da entidade, Alexandre Sampaio, a realização da ABAV Expo é bem-vinda, uma vez que “o turismo tende a ocupar seu devido lugar na economia nacional por meio da sua transversalidade”. Segundo Sampaio, a CNC está investindo em um processo de inserção de profissionais no setor– no total, já foram realizados mais de 14 milhões de atendimentos na área social.