FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Gerência de Riscos em Comercialização de Energia


O curso Gerência de Riscos em Comercialização de Energia faz parte do Núcleo Mercados de Eletricidade do CTEE - Centro de Treinamento e Estudos em Energia, e tem como objetivo fornecer ao participante uma completa visão da gestão e precificação de riscos em comercialização de energia no Brasil, de forma a permitir uma clara e objetiva compreensão das oportunidades e riscos em negócios celebrados nos ambientes regulado e livre.
Serão abordadas também as mudanças da resolução nº 3 do CNPE, a resolução que mudou a fórmula de cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças para capturar a necessidade de despacho termelétrico por segurança energética.
Dia 25 de novembro
Módulo I
Fundamentos básicos de comercialização de energia
Este módulo proporciona aos alunos uma visão geral dos fundamentos básicos da comercialização de energia.
 
Dia 26 de novembro
Módulo II
Representando e medindo riscos
O objetivo deste módulo é discutir a representação e mensuração quantitativa de riscos, incluindo medidas que avaliam a frequência e severidade de riscos de mercado.
 
Dia 27 de novembro
Módulo III
Gerenciamento e precificação de riscos de mercado
Discute aspectos relacionados ao gerenciamento e precificação de riscos de mercado, com ênfase em portfólios físico- financeiros (ativos e contratos) e no processo de Gestão de Risco em Comercialização de Energia.
Coordenação do Núcleo Mercados de Eletricidade:
Luiz Augusto Barroso: Diretor Técnico da PSR, autor e co-autor de mais de 100 artigos técnicos em revistas e conferências internacionais.
Docentes:
Bernardo Bezerra: (módulo 1)
Gerente de projetos da PSR, Professor do FGV Management, autor e co-autor de mais de 15 artigos técnicos em revistas e conferências nacionais/internacionais.

Alexandre Street: (módulos 2 e 3)
Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio, onde desenvolve pesquisas aplicadas ao setor elétrico; consultor da ABEEólica na criação de uma rede de pesquisa junto ao CNPq sobre o tema Energia Eólica no Brasil.