FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Grupo argentino Machado apresenta espetáculo gratuito na Penha


"O Grande acordo internacional do Tio Patinhas", texto de Augusto Boal, tem única apresentação na Arena Carioca Dicró

Com texto escrito pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal durante seu exílio na Argentina no final dos anos 1960, o grupo portenho Machado encena "O grande acordo internacional de Tio Patinhas" na Arena Dicró, no dia 31 de agosto. A direção é de Diego Ernesto Rodriguez e a entrada da apresentação que acontece às 19h é gratuita.

O espetáculo conta a história de Tio Patinhas, que a fim de aumentar sua já vasta fortuna, viaja a terras distantes. Para conseguir explorar os nativos desses locais, deverá se aliar com funcionários e embaixadores e enfrentar estranhas criaturas de outros planetas. Esses seres, que são confundidos por trabalhadores e estudantes, tentam acabar com o sonho capitalista de Tio Patinhas, mas o tio encontrará grandes aliados para ajudá-lo a alcançar o sucesso em seu negócio.

O texto se revela uma grande análise crítica bastante contemporânea, sobre os mecanismos de dominação e manipulação cultural. Fazendo uso do bem colocado e irônico humor, cenas como a de devoção ao "Deus-Dinheiro", se destacam em meio às duras reflexões do contexto econômico e social. 



Sobre o Grupo Machado: 
O Grupo Machado iniciou suas atividades em 2012 no Machado Teatro. A sala integra o movimento Escena, conjunto de 22 espaços cênicos autônomos que promovem a cena experimental e alternativa na cidade de Buenos Aires. O grupo de dez artistas tem no teatro e na música suas principais linguagens. Seu primeiro trabalho foi o espetáculo Luzazul, de Rakhal Herrero. No mesmo ano, apresentou a montagem de A Possível Relevância de Brecht e, em 2013, estreou com grande sucesso O Grande Acordo Internacional de Tio Patinhas, de Augusto Boal. Sob direção de Diego Ernesto Rodriguez, o grupo é formado por Marina Kamien, Camila Dougall, Magdalena Casas, Laura Silberberg, Esteban Bisio, Bernardo Gonzalez, Luz Santomauro, Federico Buscarons e Cora Fairstein.

Serviço: 
Data: 31 de Agosto (domingo)
Horário: 19h
Local: Arena Carioca Dicró - Carlos Roberto de Oliveira
Endereço: Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela Rua Flora Lobo)
Telefone: (21) 3486-7643
Entrada Gratuita
Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 410 Lugares
Duração: 90 minutos