FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 24 de agosto de 2014

BRAZILWINDPOWER 2014

Rio de Janeiro recebe a 5ª edição do maior evento do setor de energia eólica da América Latina, entre 26 e 28 de agosto

Estão previstas as participações das principais autoridades do setor elétrico brasileiro e os principais players do mercado eólico nacional

A 5ª edição do Brazil Windpower, entre os dias 26 e 28 de agosto, no Rio de janeiro, celebra a consolidação da fonte eólica na matriz de elétrica brasileira. Promovido anualmente pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) e Grupo CanalEnergia, o Brazil Windpower conta com palestras e debates sobre os temas mais relevantes e atuais relacionados ao setor, além de uma feira de negócios com a presença de, aproximadamente, 200 expositores, representados pelas principais empresas da cadeia produtiva da indústria de energia eólica. O evento também será palco do lançamento de um estudo inédito realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), sobre o diagnóstico da indústria da energia eólica no Brasil.

No painel de abertura, dia 26 de agosto, estão previstas as participações das principais autoridades governamentais do setor elétrico brasileiro: o ministro de Minas e Energias, Edison Lobão, o secretário executivo de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, do diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp e diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino. 
Ao longo da programação do Brazil Windpower serão abordadas as políticas voltadas para o segmento eólico, a evolução da tecnologia e as estratégias empresariais da indústria. Debates sobre climatologia e os desafios da cadeia de suprimento vão enriquecer ainda mais as discussões neste ano. A agenda também conta com painéis sobre o mercado global de energia eólica, finanças, mercado livre, além dos tradicionais debates entre  fabricantes e desenvolvedores.

Um dos principais destaques da cerimônia de abertura do evento será o lançamento do Mapeamento da Cadeia Produtiva da Indústria Eólica do País, realizado pela ABDI. O diagnóstico da indústria eólica no Brasil apresenta o atual panorama da produção brasileira e aponta as potencialidades do segmento. O trabalho revela quais itens da cadeia produtiva da indústria eólica são produzidos no Brasil, quais são importados; assinala os gargalos produtivos e identifica potenciais fornecedores. A proposta do mapeamento é contribuir para a produção de informação e conhecimento, tendo em vista fomentar políticas públicas eficientes, com base em dados estatísticos e análise crítica.

Durante o Brazil Windpower, empreendedores, consultores, empresários, executivos, fabricantes, prestadores de serviços e os profissionais envolvidos com o segmento eólico, no Brasil e no mundo, terão a oportunidade de expor suas inovações e trocar experiências, além de estreitar relações e ampliar a rede de contatos estratégicos. O evento espera um público de cerca de 2 mil visitantes, que se distribui entre as palestras na plenária e visitas aos estandes.  

Em 2013, o País apresentou recorde de contratação eólica, confirmando o crescimento histórico nos últimos anos e a necessidade de grande ampliação do parque gerador e sistemas de transmissão para os próximos anos. A evolução da fonte eólica no País e os desafios relacionados à expansão serão analisados e discutidos pelos principais tomadores de decisão no setor elétrico brasileiro.
Segundo a presidente da ABEEólica, Elbia Melo, o Brazil Windpower tem a característica de refletir o momento atual da indústria. Ela comenta que na edição passada, o contexto econômico, social e político do País e também do setor eólico eram muito diferentes dos dias atuais. “Havia naquele momento um certo pessimismo a respeito do segmento, pois o ano de 2012 tinha sido muito ruim para o setor elétrico como um todo e também para o eólico, no qual se contratou somente 560 MW entre todas as fontes de energia disponíveis”, observa Elbia.

Já o ano de 2013 fechou de maneira muito diferente para o setor eólico, pois foram vendidos 4.7 GW em leilões, ultrapassando a expectativa anual do segmento, que é em torno de 2 GW. Para a presidente da ABEEólica, o evento deste ano refletirá o otimismo, a realidade e maturidade da indústria eólica brasileira. “Passamos por uma fase de inserção, em 2010/2011, quando foram realizadas as primeiras edições do Brazil Windpower. Em 2012, já estávamos com 2 GW instalados. Neste ano já estamos na fase de consolidação e sustentabilidade da indústria de energia eólica do Brasil, tendo em vista que encerraremos o ano de 2014 com 7 GW de capacidade instalada”, destaca Elbia. O Brasil ocupa, atualmente, a 10ª posição no ranking mundial de energia eólica e esta responde por 4% da matriz elétrica nacional, com perspectiva de chegar a 12% em 2020.

SERVIÇO:
Brazil Windpower 2014 Conference and Exhibition
DATA: de 26 a 28 de agosto
LOCAL: Centro de Convenções Sulamerica- Rio de Janeiro-RJ