FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Estudo investiga epidemiologia de 'barbeiros'

Com o objetivo de contribuir para a melhoria dos programas de controle de barbeiros (transmissor da Doença de Chagas), pesquisadores da Fiocruz, entre eles Reinaldo Souza-Santos, da ENSP, realizaram um estudo que investiga a infestação dos insetos em áreas de infecção da doença entre os moradores de uma localidade rural no Vale do Jaguaribe, Ceará, região historicamente endêmica. Cerca de 80% dos moradores entrevistados concordaram em submeter-se a testes sorológicos. A taxa de prevalência da doença de Chagas foi de 1,2%, sendo a maioria das pessoas confirmadas com a doença há mais de 50 anos de idade. Um total de 761 espécimes de barbeiros foram capturados, dos quais 28,6% foram Trypanosoma cruzi positivo.
 
De acordo com o artigo intitulado Uma investigação entomoepidemiological da doença de Chagas no Estado do Ceará, região Nordeste do Brasil, desde a descentralização do sistema de saúde brasileiro, as medidas de controle do vetor nativas têm sido da responsabilidade dos governos municipais, que nem sempre têm alcançado os resultados desejados devido a dificuldades operacionais e políticos e falta de recursos financeiros. 
 
“Em regiões onde as espécies de triatomíneos (barbeiros) silvestres são predominantes, o baixo efeito residual de inseticidas, juntamente com a degradação do ambiente natural em torno das cidades facilita a invasão da casa e colonização por triatomíneos de domicílios humanos e anexos”, relata o texto. 
 
O artigo afirma que o foco das campanhas de prevenção atuais são espécies de triatomíneos nativos nos habitats selvagens ou peridomicílio, que estão cada vez mais invadindo ou reinvadindo áreas em regiões endêmicas como conseqüência do desmatamento. Segundo a pesquisa, este fenômeno é característico não apenas do Estado do Ceará, mas também de outros estados da Região Nordeste do Brasil. Nesses estados a ameaça real de transmissão do Trypanosoma cruzi (agente etiológico da Doença de Chagas) vem de outras espécies, como peridomésticas, Triatoma brasiliensis, Triatoma pseudomaculata, Triatoma sordida e Panstrongylus megistus. Portanto, recomenda a pesquisa, são indicadas medidas de vigilância contínua para evitar o agravamento de doença de Chagas na região.
 
Os participantes diagnosticados com a doença de Chagas receberam orientação no que diz respeito ao tratamento e monitoramento e a Secretaria de Saúde foi notificada dos casos.
 
O artigo Uma investigação entomoepidemiological da doença de Chagas no Estado do Ceará, região Nordeste do Brasil foi elaborado pelos pesquisadores Carolina Fausto de Souza Coutinho e Neilane Bertoni dos Reis, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Reinaldo Souza-Santos, da ENSP, Natalia Faria Daflon Teixeira, Taís Ferreira Gomes, Marcio Neves Boia, Alexandre de Oliveira Maia, e Marli Maria Lima, do Instituto Oswaldo Cruz; e Ingebourg Georg , do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. A publicação saiu na revista Cadernos Saúde Pública, volume 30 número 4, de abril de 2014.