FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PAULO PEDERNEIRAS É O CONVIDADO DO ‘GENTEDAQUI’, NO MM GERDAU

Exibindo Triz, do Grupo Corpo - por José Luiz Pederneiras.jpg


Programação cultural terá bate-papo com o diretor do Grupo Corpo, que falará sobre a trajetória da
companhia. O evento acontece nesta quinta-feira, 29 de maio, às 19h30, com entrada gratuita

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito MMMais..., o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal – no Circuito Cultural Praça da Liberdade e que tem como mantenedora a Gerdau – promove nesta quinta-feira, 29 de maio de 2014, às 19h30, nova edição do Gentedaqui, desta vez com bate-papo com o diretor geral e artístico do Grupo Corpo, Paulo Pederneiras. Ao longo da conversa com o público, serão exibidos trechos de alguns espetáculos que refazem a trajetória de sucesso da companhia mineira de balé. O evento tem entrada franca.
Fundado em 1975, em Belo Horizonte, o Grupo Corpo estreou no ano seguinte sua primeira criação, Maria Maria. Com música original assinada por Milton Nascimento, roteiro de Fernando Brant e coreografia do argentino Oscar Araiz, o balé ficou seis anos em cartaz e percorreu 14 países. De 1976 a 1982, o Corpo montou outras seis coreografias assinadas por Rodrigo Pederneiras que, juntamente com Paulo Pederneiras, moldou a personalidade e as feições definitivas da companhia.
Hoje com 36 coreografias e mais de 2,2 mil apresentações, o Grupo Corpo mantém dez balés em repertório e faz uma média de 70 espetáculos anuais, apresentando-se em lugares tão distintos quanto a Islândia e a Coreia do Sul, Estados Unidos e Líbano, Itália e Cingapura, Holanda e Israel, França e Japão, Canadá e México. Atualmente, a companhia é referência no cenário da dança contemporânea brasileira e mundial.
Entre as principais montagens do Corpo, destaque para Missa do Orfanato (1989), 21 (1992), Nazareth (1993), Parabelo (1997), Benguelê (1998), O Corpo(2000), Santagustin (2002), Lecuona (2004), Ongotô (2005), Breu (2007), Ímã (2009), Sem Mim (2011) e Triz (2013). Uma das marcas do Grupo Corpo é a parceria com artistas para a composição da trilha sonora, como Uakti, José Miguel Wisnik, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Tom Zé, João Bosco, Lenine, entre outros.
Paulo Pederneiras
Diretor geral e artístico da companhia, fundada por sua iniciativa há quase 40 anos, é também o responsável pela luz dos espetáculos e, desde Bach(1996), participa da criação dos cenários. Ao longo dos anos, o Grupo Corpo vem lidando com questões que envolvem principalmente o aprendizado e o domínio de uma linguagem. Sob a direção de Paulo, o grupo aposta no desconhecido, numa forma de saber e não saber, para chegar a uma dança sempre nova, sempre sua.

Gentedaqui
O projeto Gentedaqui é um encontro mensal que leva ao MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal grupos e pessoas que têm uma estreita relação com a cultura de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Gente que, ligada a instituições ou autônoma, usa a criatividade e a sensibilidade para mobilizar cidadãos a conceber a capital como local para a difusão da cultura, o fluxo de ideias, a troca de saberes e o compartilhamento de experiências. A proposta é possibilitar a interação entre os convidados e a plateia e valorizar iniciativas artístico-cidadãs muitas vezes desconhecidas do público.

A programação cultural Toda Quinta e Muito MMMais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.

SERVIÇO

Gentedaqui – Paulo Pederneiras, do Grupo Corpo

  • Data: 29 de abril de 2014, quinta-feira
  • Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca