FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 20 de maio de 2014

O MUNDO DOS MINERAIS É TEMA DE REFLEXÃO NO MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Exibindo Atração Língua Afiada - Jomar Bragança.jpg


Programação cultural gratuita terá a rodada de palestras “O fascinante mundo dos minerais”
nesta quinta-feira, 22 de maio, às 19h30, e encontro de colecionadores no sábado, dia 24, às 15h

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito MMMais..., o Museu das Minas e do Metal – no Circuito Cultural Praça da Liberdade – e a Gerdaupromovem nesta quinta-feira, 22 de maio de 2014, às 19h30, nova edição do “Língua Afiada”, desta vez com a rodada de palestras “O fascinante mundo dos minerais”. Estão previstas três palestras que abordarão a legislação mineral, os principais sítios produtores e os acervos de museus. Além disso, no sábado, 24 de maio, a partir das 15h, haverá o Encontro de Colecionadores de Amostras Minerais, também aberto ao público. A entrada é franca.

A primeira palestra da rodada do dia 22 terá como tema “Legislação mineral, perícia e avaliação de gemas”, proferida por Eduardo Mendes Cardoso – engenheiro químico e de segurança do trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já o professor do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Antônio Wilson Romano – doutor em geociências e materiais pela Universidade de Nancy (França) –, dará a palestra “Principais sítios produtores de minerais para coleção em Minas Gerais”.

A terceira e última palestra da noite, “Acervos dos museus de mineralogia brasileiros: diagnóstico e sugestões”, terá como convidado o engenheiro de minas Luiz Alberto Dias Menezes Filho. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), foi fundador do Clube de Ciências Campo Belo, da Associação Brasileira de Mineralogia, diretor da Associação Brasileira de Gemologia e Mineralogia e presidente da Associação Amigos do Museu de Geociências da USP.  

Já no dia 24, às 15h, haverá o Encontro de Colecionadores de Amostras Minerais. O evento é aberto a todos os colecionadores de minerais de Belo Horizonte, de iniciantes a profissionais, para aqueles que querem começar sua primeira coleção ou interessados em geral. Haverá a participação dos principais colecionadores de minerais da cidade, que vão apresentar amostras de suas coleções, identificar minerais e tirar dúvidas.

Semana de Museus
A programação cultural Toda Quinta e Muito MMMais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau. Em maio, as atividades culturais do Museu das Minas e do Metal seguem o tema central da 12ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): “Museus: as coleções criam conexões”. O assunto também está relacionado às reflexões e ações do International Council of Museums (Icom), para o Dia Mundial dos Museus, celebrado em 18 de maio.


SERVIÇO

Língua Afiada – Rodada de palestras “O fascinante mundo dos minerais”
  • Data: 22 de maio de 2014, quinta-feira
  • Local: Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca

Encontro de Colecionadores de Amostras Minerais
  • Data: 24 de maio de 2014, sábado
  • Local: Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 15h
  • Entrada franca


Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MMM abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MMM integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcelo Dantas. O Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herityem gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N - Prédio Rosa
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, de 12h às 18h (quinta, de 12h às 22h)
Entrada franca