FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 28 de maio de 2014

ESPAÇO DO CONHECIMENTO PROMOVE LANÇAMENTO DO DICIONÁRIO DA RELIGIOSIDADE POPULAR

Exibindo Flyer Digital - Lançamento Dicionário da Religiosidade Popular - Frei Chico.png


Obra reúne informações sobre aspectos da cultura tradicional brasileira

Resultado de quatro décadas de pesquisa, o Dicionário da Religiosidade Popular, traz verbetes, registro de vivências e informações sobre a religiosidade do povo brasileiro, no passado e no presente. O trabalho foi organizado por Francisco van der Poel, mais conhecido como Frei Chico, e será lançado na cafeteria do Espaço do Conhecimento, dia 29 de maio, quinta-feira, às 19h. O evento integra o conjunto de atividades associadas à exposição “Quando o Jequitinhonha Canta e Dança”. A entrada é gratuita.
Frei Chico chegou ao Brasil, em 1967, em pleno período militar. Egresso da Holanda, o frade franciscano aprendeu o idioma português e se interessou pelos costumes e história do país. Chegando ao Vale do Jequitinhonha, se deparou com realidades culturais e sociais totalmente novas para ele. “Lá se deu o encontro da minha formação com uma cultura bem diferente da que encontrei na Holanda. Conheci novos costumes e pessoas que não sabiam ler numa região com muitas dificuldades”, conta.

De acordo com Frei Chico, o livro nasceu do seu interesse em compreender melhor os hábitos locais e aos poucos evoluiu para a ideia do dicionário. “No começo eu pensava em fazer um manual, mas seria necessário sintetizar. O formato do dicionário me permite colocar informações que podem até soar contraditórias, o que não é um problema. Trata-se de uma obra aberta, na qual a verdade é uma busca, ela não está posta”, pontua.
O trabalho de construção do dicionário durou quarenta anos, sendo vinte e cinco deles dedicados à elaboração dos verbetes que integram a obra. Ele enfatiza que a participação e a confiança das pessoas envolvidas foi essencial para essa realização. “O que está no livro é exatamente o que povo me ensinou, sem manipulação. Lendo Paulo Freire, aprendi que ajudar o povo é dar valor ao que o povo tem. Foi necessário abraçar essa totalidade o que exige uma confissão da minha própria ignorância em relação a tantas coisas que vi e ouvi. Deixei os representantes do povo falarem e isso é o mais importante. O livro existe porque as pessoas entenderam que eu queria aprender com elas e não havia uma teoria pronta e acabada”, diz.

Legado cultural
Sobre a importância da obra, o autor ressalta que o dicionário tornou-se fonte de consulta para pesquisadores e artistas interessados no tema e, citando Paulo Freire, ele chama a atenção para um dos aspectos mais importantes do trabalho que é “a importância política da promoção dos valores de um povo”.
As ilustrações do livro foram feitas pela artesã Maria Lira Marques, parceira principal do projeto, e a orientação geral é de Lélia Coelho Frota. Os verbetes do livro integram a exposição Quando o Jequitinhonha Canta e dança, inaugurada no dia 15 de maio.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG – e da Rede de Museus e Espaço de Ciência e Cultura da UFMG.

Serviço:
Lançamento do livro Dicionário Religiosidade Popular, de Frei Chico
Data: 29 de maio, 19h
Local: cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG - Circuito Cultural Praça da Liberdade
Entrada Franca
Mais informações: www.espacodoconhecimento.org.br
Informações para a Imprensa: (31)3409 8366