FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Nova arquitetura é tema de exposição





Artista utiliza fotografias e sugestões arquitetônicas por meio de instalações em gesso


De 11 de abril a 18 de maio, Marina RB fará uma exposição fotográfica no Centro Cultural UFMG (CCult UFMG), intitulada Nuova Architettura. Serão oito imagens, formando a série Virtù (2012), e instalações que, por sua configuração no espaço expositivo, constroem o que a artista chama de nova arquitetura. A proposta se insere dentro das atuais pesquisas artísticas de Marina, que abordam a construção de vestimentas, espaços e situações fictícias.

As imagens de Virtù, registradas por Luísa Horta, são resultado de uma performance fotográfica baseada nas virtudes cardeais e teologais, como a justiça, a prudência e a esperança. A principal referência do trabalho é a Cappella degli Scrovegni. As instalações se incorporam a isto trazendo sugestões de elementos arquitetônicos clássicos. Colunas e esculturas forjam um espaço fictício onde "toda a arquitetura se finge de sólida e o corpo se finge de estátua", de acordo com Marina. Tanto nas fotografias quanto nos elementos de composição, o gesso é utilizando criando um ambiente predominantemente branco. Para a artista, "atribuir importância ao gesso enquanto material é trazê-lo para o campo de trabalho pelas suas características e história".

A artista: Marina RB é bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente desenvolve mestrado em Artes, também na UFMG, focando em trabalhos de referências imagéticas do período medieval europeu. Seus projetos em gravura, costura e fotografia buscam questionar seus próprios processos e meios.