FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Festival O Boticário na Dança oferece workshops gratuitos


Oficinas serão realizadas pelas mesmas companhias que compõem a programação do Festival

A programação do Festival O Boticário na Dança, que reúne apresentações de grandes companhias nacionais e internacionais, de 29 de abril a 8 de maio, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife, oferece oito workshops gratuitos, que serão ministrados por profissionais das companhias Akran Khan (Inglaterra), Louise Lecavalier (Canadá), Batsheva Ensemble (Israel) e TAO Dance Theater (China). Os cursos são uma oportunidade única para bailarinos profissionais e estudantes de dança interessados em conhecer novas técnicas e estilos da arte. No Rio as inscrições podem ser feitas pelo e-mail jutrimer@hotmail.com ou pelo telefone (21) 99240 5983 a partir do dia 17 de abril até acabarem as vagas. São 40 por workshop.

Akram Khan construiu toda sua linguagem a partir da formação em Kathak clássico e em dança moderna e, na ocasião, os participantes do workshop mergulharão nas técnicas corporais que fizeram do artista um dos mais consagrados coreógrafos do seu tempo. Já Louise Lecavalier traz uma sessão de treinamento com base em elementos retirados do boxe, assim como movimentos simples, dinâmicos e naturais destinados a desenvolver a intensidade e a resistência do corpo. Alex Neoral, coreógrafo da Companhia Focus Cia de Dança, está entre os inscritos. As aulas são destinadas a bailarinos profissionais ou estudantes avançados.

No workshop da Batsheva Ensemble, os participantes terão a oportunidade de conhecer o método Gaga/Naharin - uma linguagem de movimentos desenvolvida ao longo da última década por Ohad Naharin - diretor artístico da companhia. A chinesa TAO Dance Theater montou uma aula de profunda exploração física e intensa descoberta na qual os participantes poderão experimentar novas técnicas de movimentos. A aula é um convite a desafiar a capacidade do próprio corpo, aguçar a habilidade perceptiva e a aptidão para que a mente se torne mais consciente do corpo.

Dos oito workshops previstos, três serão realizados em São Paulo - Akran Khan (Inglaterra), Louise Lecavalier (Canadá) e Batsheva (Israel), nos dias 28 e 29 de abril e 2 de maio, respectivamente. As duas primeiras companhias ministrarão os cursos no Estúdio Crisantempo. Já a companhia israelense fará o workshop no Estúdio Cisne Negro. No Rio de Janeiro serão realizados mais três encontros no Theatro Municipal: Batsheva, 29 de abril; Akran Khan, 2 de maio; e TAO Dance Theater, em 5 de maio. O encontro em Curitiba acontece no dia 6 de maio com a Batsheva, no Teatro Guaíra. Para finalizar, é a vez de Recife receber o workshop da companhia chinesa, TAO Dance Theater, no dia 7 de maio, no Teatro Hermilo.


Programação dos workshops no Rio:

RIO DE JANEIRO
Dia 29 de Abril
Batsheva
Workshop - método Gaga
Horário: 18h30 às 19h45
Local: Sala de Ensaios do TMRJ
Rua Almirante Barroso, 14/16 - Prédio Anexo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Participantes: 40

Dia 02 de Maio
Akran Kham
Workshop - Kathak e Dança Contemporânea
Horário: 17 às 19 horas
Participantes: 40
Local: Sala de Ensaios do TMRJ
Rua Almirante Barroso, 14/16 - Prédio Anexo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Dia 05 de Maio
Tao Dance Theater
Workshop - Expressão Corporal e Movimentos
Horário: 16h30 às 18h30
Participantes: 40
Local: Sala de Ensaios do TMRJ .
Rua Almirante Barroso, 14/16 - Prédio Anexo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Sobre a plataforma O Boticário na Dança

O Festival é um marco da plataforma O Boticário na Dança, que consolida a marca como uma das grandes apoiadoras da dança no Brasil. Neste ano, serão patrocinados 39 projetos, totalizando investimentos de mais de R$ 5,4 milhões via leis de incentivo a companhias, festivais, mostras, cursos de formação e outras atividades ligadas à arte - como livros e vídeos.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural e a valorização da dança como expressão artística no país, O Boticário na Dança expandiu sua plataforma de patrocínios, lançada em 2013, chegando a 14 estados brasileiros em 2014.