FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 20 de março de 2014

Vila Marçola exibe documentário do cineasta Eduardo Coutinho



O Centro Cultural Vila Marçola exibe nesta quinta e sexta-feira o documentário “Edifício Master” em homenagem ao diretor Eduardo Coutinho, morto recentemente. As sessões são abertas ao público, gratuitas e acontecem em dois horários: dia 20, às 19h30 e dia 21, às 9h no auditório do Centro.
Eduardo Coutinho era um dos grandes nomes do cinema nacional e provavelmente o maior documentarista brasileiro da atualidade. Seu primeiro longa “O Homem que comprou o mundo” foi produzido em 1968 e era uma sátira ao regime militar, quando o diretor ainda produzia ficção. Coutinho integrou a equipe do Globo Repórter e permaneceu no programa até 1984, sempre rodando em 16 mm. Nessa época, descobriu sua vocação de documentarista e realizou trabalhos inovadores como “Teodorico, imperador do Sertão” e “Cabra marcado para Morrer”. Em sua filmografia ainda estão “Santo Forte”, “Babilônia 2000”, “Peões” e “Edifício Master”, entre outros.
Edifício Master
O documentário retrata o cotidiano de moradores de classe média de um edifício em Copacabana. Na obra, o diretor fica frente a frente com cada um deles, escutando seus dramas pessoais e histórias. O filme é um dos melhores exemplos do estilo de Coutinho, conhecido por sua sensibilidade e capacidade de deixar seus personagens tão à vontade que muitas vezes os depoimentos adquirem um tom confessional, levando tanto entrevistados, quanto espectadores às lagrimas.