FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 20 de março de 2014

Polêmica obra de Nietzsche é debatida em clube de leitura no Vila Santa Rita



O Anticristo, o crítico ensaio do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, está sendo discutido no Clube de Leitura do Centro Cultural Vila Santa Rita. Os debates acontecem toda quarta–feira, de 15h30 às 16h30. A cada encontro são discutidos dois ou três aforismas, que são fragmentos que constituem a obra filosófica, na biblioteca do espaço. A atividade é gratuita.
O tema dos encontros foi sugestão de um dos moradores da Vila Santa Rita que se interessou pela obra do famoso filósofo alemão. Atendendo à solicitação, o bibliotecário do local, Diego Carlos da Silva, montou o Clube e recebe interessados em discutir a obra desde janeiro. Os encontros acontecem na própria biblioteca, que hoje conta com cerca de dois a três mil suportes de informação, como cds, periódicos, dvd´s e vários livros, entre eles, “Assim Falou Zaratrusta” e “Além do Bem e do Mal”, outras obras do autor alemão disponíveis para leitura no local e empréstimo para visitantes. O empréstimo pode ser de 3 livros à 5 periódicos.
Para Diego, o espaço do clube propicia um ambiente de discussão relevante para o debate da obra alemã. “Os Centros Culturais são espaços de resistência, pois somos o lugar da criação, das expressões e sensações artísticas e culturais. Nada mais atual do que discutir, problematizar e discordar, quando necessário, as indagações desse grande filósofo.” O Clube de Leitura é voltado para maiores de 18 anos.

A obra
Escrito em 1888, último ano antes de Friedrich Nietzsche perder a lucidez, “O Anticristo” é uma afiada análise sobre o cristianismo. Dando continuidade ao exame sobre a moral praticada na maioria de seus livros, em O Anticristo o autor firma sua posição sobre a doutrina religiosa. A partir da comparação com outras religiões, Nietzsche critica com veemência a mudança de foco que o cristianismo opera, uma vez que o centro da vida passa a ser o além e não o mundo presente.