FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 20 de março de 2014

MHAB inaugura exposição e recebe coleção de livros de Yara Tupinambá



A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), abre ao público nesta quinta-feira, dia 20 de março, às 10h, a exposição de curta duração “Peça em Destaque – Mala de Viagem”. A mostra celebra o Mês da Mulher, apresentando um objeto pertencente à professora Josina de Queiroz Castro, que lutou pelos direitos da mulher.
A inauguração da exposição contará com a presença de uma das mulheres mais emblemáticas da arte brasileira, a artista plástica Yara Tupynambá, que doará à FMC 25 edições do livro “Muralismo”, de sua autoria, editado através da Lei Rouanet. A obra aborda toda a história e desenvolvimento dos murais da pré-história aos nossos dias, com ênfase introdutória sobre os muralistas brasileiros.
A nova “Peça em Destaque” do MHAB é uma mala de viagem datada da década de 1920, revestida em couro. Adquirida em Belo Horizonte pela professora Josina de Queiroz Castro, a mala foi utilizada pela docente durante toda sua vida em inúmeras viagens realizadas entre as décadas de 1920 e 1940, em lombo de burro e trem pelas estradas do interior de Minas Gerais. A professora lecionou por várias cidades onde morou. Na capital, residiu em uma casa na Avenida Brasil no início da década de 1930. Participou ativamente das lutas políticas e sociais de seu tempo. A década de 1920 foi marcada pelo predomínio das oligarquias agrárias e dos coronéis na política brasileira, por grandes desigualdades civis e sociais, por valores autoritários e preconceituosos. Independente, Josina engajou- se na luta pelos direitos de voto da mulher e por uma sociedade moderna e livre, na qual a ação feminina não se restringisse apenas ao âmbito doméstico.
“No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, achamos significativo destacar a trajetória da professora Josina, que, com ousadia e coragem, por meio de suas andanças e de sua atuação como professora, contribuiu para a constituição de uma sociedade com valores mais democráticos”, afirma Célia Regina Araújo Alves, gestora do MHAB.
Instalado no espaço do mezanino, o projeto “Peça em Destaque” busca contar pequenas histórias ou interpretações que possibilitem ampla compreensão de determinado tema, ampliando as possibilidades de exposição do acervo do Museu. A mostra tem visitação gratuita, de terça a domingo, das 10h às 17h; e às quartas e quintas, das 10h às 21h.

Mais informações: (31) 3277-8573