FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 18 de março de 2014

Grupo Nós do Morro apresenta "Bandeira de Retalhos" na Arena Jovelina Pérola Negra

Apresentações gratuitas acontecem dias 25 e 26 de março, na Pavuna

O musical "Bandeira de retalhos", escrito pelo cantor e compositor Sérgio Ricardo em 1979, ocupa a Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, nos próximos dias 25 e 26 de março, com duas apresentações gratuitas diárias: as 14h e as 19h30. Quem leva o espetáculo ao palco é o grupo Nós do Morro. A peça resgata de forma ficcional o episódio histórico de 1977, quando o governo tentou expulsar parte dos moradores do Vidigal.

Fruto de um processo de mais de seis meses de pesquisa, criação e ensaios, a peça, que tem direção de Guti Fraga e Fátima Domingues, ganhou cenários e figurinos que recriam a estética da época ao explorar a moda e reproduzir fotografias históricas do embate, em tecidos que cobrem parte do cenário. A ideia inicial do autor era morar um ano em um barraco na comunidade, mas, ao saber da possibilidade da expulsão das famílias do local, ficou e se tornou personagem da história. Na trilha da peça, ‘Calabouço’ e ‘No Vidigal’, obras do compositor que marcaram os anos 70, se misturam a mais 11 músicas, algumas delas compostas especialmente para a montagem.
Em linguagem musical, o morro é retratado em seu cotidiano, com biroscas, becos e vielas, onde as pessoas, além da labuta diária pela sobrevivência, ainda encontravam tempo para se divertir em festas e comemorações que envolviam toda a comunidade. Fazem parte da história, contada pelo Nós do Morro, personagens ficcionais inspirados em lideranças comunitárias, que marcaram época no local e que participaram da criação de uma associação de moradores.

A temática do espetáculo permeia os temas universais: amor, fidelidade, traição e amizade em um universo jovem, aproximando-os de sua linguagem popular e musical brasileira. 


Ficha técnica:

Direção Geral: Guti Fraga e Fátima Domingues
Texto e Direção Musical: Sérgio Ricardo
Elenco: Alexandre Cipriano, Alexis Abrahan, Aline Xavier, Cida Costa, Cláudio Tozer, Danilo Batista, Edson Oliveira, Flavio Mariano, Francisca Damião, Jackie Brown, João Gurgel, José Mario Farias, Kizi Vaz, Lorena Baesso, Nino Batista, Luiz Henrique Delfino, Luzinete Barbosa, Marcello Melo, Maga Cavalcante, Marília Coelho, Priscila Marinho, Renan Monteiro e Rosângela Gonçalves.
Direção de Movimento: Johayne Hildefonso
Direção de Arte: Rui Cortez
Direção de Produção: Dani Carvalho
Produção Executiva: Marcela Büll
Iluminação: Márcia Francisco
Figurinos: Pedro Sayad e Tita Nunes
Supervisão Dramatúrgica: Luiz Paulo Corrêa e Castro
Direção vocal e Canto: Tiago Barbosa
Codireção Musical: João Gurgel
Preparação Rítmica: Wellington Soares
Preparação Vocal: Leila Mendes, Isabel Schumann e Roberta Bahia
Fotos: Ricardo Gama

Serviço:

Data: 25 e 26/03
Horário: às 14h e às 19h30
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio S/N - Pavuna - ao lado da Escola Telêmaco)
Telefone: 2886-3889
Classificação: 16 anos
Duração: 90 minutos
Gênero: musical
Entrada gratuita