FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PROJETO “GENTE DAQUI”, DO MMM, ESTREIA COM O QUARTEIRÃO DO SOUL

Tradicional grupo de DJs e dançarinos que faz do Centro de BH um espaço de difusão da música 
negra conversa com o público e faz apresentação no Museu das Minas e do Metal. A entrada é franca


Para a programação cultural do Toda Quinta e Muito MMMais, o Museu das Minas e do Metal – no Circuito Cultural Praça da Liberdade e que tem como mantenedora a Gerdau – promove nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, às 19h30, a estreia da atração “Gente Daqui”, que terá bate-papo seguido de apresentação com o grupo Quarteirão do Soul. Geraldo Antônio dos Santos, o DJ Geraldinho, José de Souza Martins, o DJ Zezinho, Valdeci Cândido, o DJ Abelha, entre outros integrantes do movimento, formado por DJs e dançarinos, respondem a perguntas elaboradas pela plateia e, em seguida, convidam o público para uma sessão de Black Music. A entrada é gratuita.

Em Belo Horizonte, o movimento Soul começou com os chamados bailes Black que aconteciam no centro da cidade nos anos 1970. No entanto, diversos fatores contribuíram para o declínio do movimento. O retorno do Soul ao Centro de Belo Horizonte aconteceu em 2004, quando sete amigos se encontraram no quarteirão da Rua dos Goitacazes, entre São Paulo e Curitiba, e promoveram a primeira edição do Quarteirão do Soul. Os membros da chamada “diretoria” vieram dos locais mais distantes: Vera Cruz, Planalto e Casa Branca, em BH, e Santa Luzia e Betim, na região metropolitana. O encontro passou a ocupar o Centro da cidade nos sábados à tarde e atualmente acontece sob o Viaduto Santa Tereza.

Gente Daqui
O projeto Gente Daqui é um encontro mensal que pretende levar ao Museu das Minas e do Metal pessoas que têm uma estreita relação com a cultura de Belo Horizonte. Gente que, ligada a instituições ou autônoma, usa a criatividade e a sensibilidade para mobilizar cidadãos a conceber a capital como local para a difusão da cultura, o fluxo de ideias, troca de saberes e compartilhamento de experiências. A proposta é possibilitar a interação entre os convidados e a plateia e valorizar iniciativas artístico-cidadãs muitas vezes desconhecidas do público.

O Toda Quinta e Muito MMMais tem curadoria da comunicadora social Mônica Cerqueira. Ex-diretora de marketing e projetos especiais da Fundação Clóvis Salgado, fundou e dirigiu em Belo Horizonte o circuito de salas de cinema patrocinadas pelo Unibanco. Também foi programadora do Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes. Na UFMG, participou da implantação da TV UFMG. Com Eder Santos, escreveu o roteiro para o segundo longa do artista, “Deserto azul”.



SERVIÇO

Toda Quinta e Muito MMMais – “Gente Daqui”, com o Quarteirão do Soul


  • Data: 27 de fevereiro de 2014
  • Horário: 19h30
  • Informações: (31) 3516-7200
  • Entrada gratuita