FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Exposição Jacques Henri Lartigue - A vida em movimento



Nesta grande exposição dedicada a Lartigue no Brasil, sua obra foi revisitada a partir de dois elementos: o ar e a água, seus temas prediletos. A mostra apresenta uma importante seleção de imagens dos 135 álbuns originais, em formato 52 x 36 cm, diagramados e legendados por Lartigue, um excepcional diário fotográfico que cobre o século XX em suas 14.423 páginas. A seleção é complementada por um conjunto de obras que permite uma aproximação ainda maior dos procedimentos de Lartigue: citações extraídas de seu diário, uma seleção de fac-símiles expostos em vitrines, em seu formato original (são páginas de álbuns e de agendas ilustradas com rascunhos), além de tiragens de época, um filme rodado em família durante o verão de 1914 e documentos testemunhando a história de seu reconhecimento como fotógrafo. Finalmente, a exposição apresenta aspectos mais técnicos de sua obra, como os autocromos, suas primeiras fotografias em cores e as fotos estereoscópicas, que nos permitem ver as cenas em relevo, mostrando que, além de amador, Lartigue foi um fotógrafo bem informado, à espreita do que as inovações técnicas poderiam lhe trazer. 

A obra fotográfica de Jacques Henri Lartigue é a crônica minuciosa de sua vida: jogos, viagens familiares, retratos de amigos, atividades esportivas. Lartigue capturou com sucesso os instantes mais fugazes, especialmente os corpos e objetos em movimento, saltos e cambalhotas, carros em alta velocidade, aviões voando, quedas e mergulhos.

Espectador e narrador de uma vida privilegiada, que ele manteria mesmo nos períodos mais difíceis, Lartigue reuniu com cuidado todos os instantes, para fixá-los em preciosos álbuns, seu objetivo final. De fato, ele se empenhou desde pequeno a essa compilação obsessiva, classificando os negativos, recortando e selecionando suas provas. Lartigue desejaria, durante toda a sua vida, ser visto como um amador: ele reivindica esse status argumentando que, se pratica assiduamente a fotografia, dedica também seus dias à escrita e à pintura. Obteve certa notoriedade como pintor nos anos 1920-1930, mas somente após a modesta exposição consagrada a ele no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1963, o reconhecimento de seu “gênio” como fotógrafo – para seu espanto – se difundiria pelo mundo inteiro.

O IMS preparou uma página especial sobre a exposição Jacques Henri Lartigue: a vida em movimento. No site www.lartiguenoims.com.br serão publicados fotos, vídeos e textos sobre a exposição e sobre o grande fotógrafo. 


Catálogo Jacques Henri Lartigue: a vida em movimento
Além de reunir todas as imagens da exposição, o catálogo editado em parceria do IMS com a francesa Hazan, traz a público textos da curadora Martine d’Astier, do historiador da fotografia Michel Frizot, e da fotógrafa e crítica Shelley Rice. A publicação traz ainda uma cronologia ilustrada da vida e da obra de Jacques Henri Lartigue, um dos mais importantes fotógrafos franceses de todos os tempos. 

Exposição
Jacques Henri Lartigue - A vida em movimento
Abertura: 11 de fevereiro, às 19h30, visita guiada à exposição 18h30.
Visitação: 12 de fevereiro a 25 de maio de 2014

De terça a sexta, das 13h às 19h   
Sábado, domingo e feriado, das 13h às 18h
Entrada franca - Classificação livre

Instituto Moreira Salles – São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
Tel.: (11) 3825-2560