FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Janeiro na Casa Franca Brasil




EXPOSIÇÃO
Curadoria Bernardo Mosqueira

Afonso Tostes mostra o resultado da pesquisa iniciada há um ano, que teve como ponto de partida a descoberta de um paiol, na Região da Mata, em Minas Gerais. Dando vida novamente à estrutura do paiol de cerca de duzentos anos de existência, Tostes a remonta no salão principal da Casa França-Brasil.

Um conjunto de outras obras inéditas - esculturas e pinturas - é disposto pelos espaços da Casa, entrelaçando os opostos, em uma intersecção entre o contexto rural e o da capital do Brasil colônia.
visita guiada e roda de capoeira
sábado 18 de janeiro, às 16h
visita guiada com o artista Afonso Tostes e o curador Bernardo Mosqueira, seguida de uma roda de capoeira angola.

Na visita, serão abordados o processo criativo do artista e o pensamento que envolveu a realização da exposição. Após, haverá uma roda de capoeira de Angola, comandada por Mestre Neco Pelourinho. Diferentemente de outras modalidades, a capoeira de Angola é fundamentada na arte e na cultura africanas, trazida pelos escravos, não tendo como objetivo ser uma luta marcial.
visitação
até 09 de fevereiro de 2014
terça a domingo, das 10h às 20h
PROJETO COFRE
Curadoria Bernardo Mosqueira

Um ventilador de alta potência, uma fotografia de um touro negro impressa em papel de baixa gramatura, e um elemento metálico dourado compõem o site specific de Ivan Grilo para o Cofre da Casa França-Brasil. A construção do trabalho se dá a partir da vivência e pesquisa realizadas na Ilha dos Lençóis, no arquipélago dos Maiaús, no Maranhão, dentro da pesquisa sobre o mito do Sebastianismo.
visitação
até 09 de fevereiro de 2014
terça a domingo, das 10h às 20h
PROGRAMA EDUCATIVO
A Casa França-Brasil oferece visitas mediadas às exposições com o objetivo de criar um espaço de ampliação das ressonâncias críticas e poéticas da arte contemporânea, promovendo uma integração entre arte e educação. A equipe de mediadores da Casa França-Brasil é formada em parceria com a Capacitação de Mediadores da EAV Parque Lage.
As visitas mediadas são oferecidas para estudantes e demais grupos, de terça a domingo, das 10h às 20h.
Agendamentos e informações: www.casafrancabrasil.rj.gov.br
Floriano Romano | Sonar
Curadoria Glória Ferreira
Galeria Laura Alvim, 5 de dezembro a 3 de março