FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Exposição "O Jardim de Adelícia"





O Sesc promove neste ano a terceira edição do projeto Ação Arte Popular e Contemporânea e apresenta a exposição O Jardim de Adelícia, na Galeria de Arte GTO do Sesc PalladiumA homenageada desta vez é a mestra do bordado Adelícia Amorim, artista de Almenara, no Vale do Jequitinhonha. Na exposição, o bordado é trazido como técnica de trabalho manual para o campo da criação plástica e simbólica da arte. A proposta do projeto é realizar um diálogo da obra da artista com cinco artistas contemporâneos: Ana Luisa Santos, Janaina Mello, Julia Panadés, Rachel Leão e Rodrigo Mogiz. A visitação ocorre gratuitamente, de 7 de fevereiro a 30 de março, de terça a domingo, das 9h às 21h.

O projeto Ação Arte Popular e Contemporânea, ao propor a aproximação entre o popular e o contemporâneo, retoma a discussão sobre as fronteiras que dividem esses dois universos e as suas interseções, lançando luz sobre os diferentes contextos de manifestação da arte. Além da exposição, integram a programação do projeto: a exibição de um documentário sobre a vida e obra de Adelícia Amorim e um seminário, que pretende proporcionar um espaço teórico de discussão sobre as fronteiras entre a arte popular e a arte erudita.


A poética de Adelícia reside principalmente na capacidade de expressar com delicadeza e vitalidade uma “essência de vida” presente no contínuo ato de representação da flor, por meio da ação dilatada do bordar. Ao transpor os buquês, ramalhetes e arranjos do bordado utilitário para o quadro, a artista parece olhar por outras perspectivas, nas quais o mundo dos arranjos compositivos ora se revela em construção geométrica, gráfica, estrutural e sintética, ora é orgânico, vibrante, volumoso e não menos delicado.

O bordado, tradição expressiva nacional, é o ponto central do encontro proposto nessa exposição: vivenciar em um mesmo espaço a obra de Adelícia Amorim e dos cinco artistas contemporâneos convidados. O encontro entre eles representa um diálogo de poéticas que dizem sobre linguagens e contemporaneidade, cujos signos plásticos comuns são a linha, o bordado e a flor. Nas mãos de Adelícia, arte e vida se entrelaçam em relações afetivas, simbólicas e sociais, permitindo que todos possam reconhecer na exposição a singularidade dos seus jardins.

SOBRE A ARTISTA
Adelícia Amorim é bordadeira, nascida e criada em Pedra Grande, distrito de Almenara, Minas Gerais. Filha de pai vaqueiro e mãe costureira, aprendeu o ofício ainda menina, ao decidir que iria criar as flores que via nos jogos de cama e mesa dos senhores da fazenda onde cresceu. Autodidata, aprendeu e sofisticou sua forma de perceber e representar ao longo dos anos, criando verdadeiros jardins repletos de cores, formas e delicadezas.

PROGRAMA EDUCATIVO
 A ação educativa pensada para essa exposição tem como proposta o jogo performático na condição de metáfora do ato de bordar. O visitante é convidado a criar imagens a partir do movimento espontâneo do seu corpo numa grande trama. Tudo é pautado pelo ritmo da brincadeira, como num jogo. Após a criação coletiva desse “grande bordado”, as imagens são analisadas e discutidas de outro ponto de vista. Além do jogo, outras atividades integram a ação educativa: a criação de um jardim tendo como suporte o desenho e uma atividade sensorial a partir de cheiros, entre outras. O agendamento para as escolas deve ser feito pelo e-mail educativopalladium@sescmg.com.br.

CAFÉ@MOSTRA

O projeto Café@mostra deste mês recebe a exposição O Jardim de Adelícia. O Projeto exibe obras que oferecem uma espécie de ruptura com a linguagem audiovisual convencional – linear, narrativa, cronológica - e que se constituem enquanto videoarte, enquanto forma expressiva capaz de oferecer novos elementos visuais à imagem em movimento. Com a presença dessas obras no Café@mostra, o projeto pretende aproximar o Sesc Palladium da produção artística contemporânea, dialogando com artistas, pesquisadores e público em geral por meio de um espaço de exposição, reflexão e de estímulo à criação em novas linguagens.



Evento: Exposição O Jardim de Adelícia – Adelícia Amorim e Outros Contemporâneos
Data: de 07/02/14 a 30/03/14
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada gratuita


Evento: Café@mostra  - O Jardim de Adelícia – Adelícia Amorim e Outros Contemporâneos
Data: 06/02 a 30/03
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Café do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada gratuita

Evento: Documentário sobre Adelícia Amorim
Data: de 18 a 21/03/14
Horário: 19h
Local: Cine Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, Centro)
Duração: 30 min
Classificação: livre
Entrada gratuita



Evento: 2º Seminário de Arte Popular e Contemporânea: Relações e Olhares Possíveis
Data: dia 18/03/14
Horário: das 9h às 18h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)
Inscrição gratuita pelo www.sescmg.com.br
Classificação: 12 anos