FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Circo Crescer e Viver oferece "Residência de Criação e Montagem"

Capacitação gratuita é voltada para jovens artistas de circo, dança e teatro

Estão abertas até o dia 7 de fevereiro as inscrições para a "Residência de Criação e Montagem", promovida pelo Circo Crescer e Viver e direcionada a artistas de circo, dança e teatro. Com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, o projeto tem como proposta abrigar 20 artistas e grupos selecionados para oferecer qualificação técnica e estética. A inscrição é gratuita e as informações estão no site http://crescereviver.org.br/residencia/. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de fevereiro.

A ideia é beneficiar grupos e artistas em início de carreira, além daqueles que enfrentam dificuldades no acesso a espaços físicos adequados para a realização de suas montagens. As residências estão divididas em capacitação em técnicas e habilidades circenses, modelagem de espetáculo, criação de números e performances circenses e ensaios e montagem de espetáculo.

Serão seis meses de trabalho intenso na sede da ONG, na Praça Onze. O Circo Crescer e Viver irá disponibilizar toda a estrutura física e humana necessária para o desenvolvimento dos selecionados. Para mostrar o resultado do trabalho, no fim do período da residência, serão montados três espetáculos abertos ao público. Para Vinícius Daumas, coordenador artístico do Circo Crescer e Viver, a pertinência da iniciativa já se justificaria pelo fato de se investir recursos materiais, humanos e financeiros na produção de três espetáculos inéditos pautados por uma estética contemporânea que visa fortalecer e qualificar a presença das artes circenses no cenário da produção carioca".

De acordo com Junior Perim, coordenador executivo do projeto, a iniciativa é inovadora, já que "no Rio de Janeiro não existe uma residência com foco tão específico no circo".

Sobre as residências

Residência de capacitação em técnicas e habilidades circenses
Voltada a artistas de circo, teatro e dança interessados em desenvolver, qualificar e ampliar suas habilidades em acrobacia de solo, acrobacia aérea, equilibrismo e manipulação de objetos. Os artistas e grupos residentes selecionados serão integrados às atividades formativas empreendidas pelo Circo Crescer e Viver e terão treinamentos específicos orientados ao seu projeto de pesquisa/criação.

Residência de modelagem de espetáculo
Concentra-se nas áreas de concepção e dramaturgia do espetáculo; direção cênica; direção de arte com produção de figurino, cenário, adereços e elementos de cena; composição coreográfica; direção musical com criação de trilha sonora original; light design; capacitação em gestão; e projeto de identidade visual e comunicação. Destina-se a grupos e companhias circenses visando à qualificação da produção criativa e seu diálogo com o mercado da cultura, lazer e entretenimento.

Residência de criação de número e performance circense
Atividades voltadas à pesquisa e experimentação das novas relações entre o artista de circo e seu aparato técnico vislumbrando a criação de novos números e performances.

Residência de ensaios e montagem de espetáculo
Disponibiliza as dependências e infraestrutura do Circo Crescer e Viver para artistas e/ou grupos de circo, teatro ou dança, realizarem treinamentos e ensaios com foco na montagem dos seus espetáculos.

Sobre o Circo Crescer e Viver:
O Circo Crescer e Viver é uma organização sem fins lucrativos que combina a cultura e as artes circenses para impactar crianças, adolescentes e jovens na formação de uma nova geração de indivíduos críticos e criativos, capazes e dispostos a empreender e superar mudanças em suas vidas e nas vidas de suas comunidades locais. Contribuir para o desenvolvimento social e humano, utilizando a cultura e as artes circenses como elemento central é a missão da ONG.