FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 26 de janeiro de 2014

Artigos: Interdisciplinaridade, Educação e Prática Pedagógica

O surgimento da interdisciplinaridade  pode ser atribuído a três aspectos: um retorno aos modos deconhecimento da Antiguidade; uma reação à especialização excessiva e a um avanço do ser humano em relação ao conhecimento.
Há diferentes modos de compreender e definir a interdisciplinaridade, a educação e a prática pedagógica. A proposta pedagógica interdisciplinar é contra definições e métodos pré estabelecidos. Já a educação que vivenciamos nos espaços educacionais formais está calcada em moldes Iluministas e Modernos.
As práticas disciplinares surgem com a modernidade, condicionando e sendo condicionadas por este período histórico-social. A disciplina se constitui na fragmentação e quantificação dos saberes, tem como função o controle, a eficiê.ncia e a sistematização dos saberes e como forma de organização a hierarquização dos mesmos, sendo as disciplinas as bases constituintes da Educação Moderna, atuando nos conteúdos e para além deles.
Assim, podemos inferir que a disciplinaridade enquanto prática pedagógica  atua no interior da sala de aula, mas também e principalmente para além dela, na própria organização do espaço educacional. E se tais práticas ensinam múltiplos modos de comportamento e de conhecimento do mundo, elas são, então, práticas pedagógicas.
Desta forma, distintas correntes educacionais modernas possuem diferentes práticas disciplinares, que atendem as especificidades de cada perspectiva educacional.
No Brasil, alguns autores são proeminentes acerca de estudos, pesquisas e reflexões sobre saberes interdisciplinares, como Ivani Fazenda, Hilton Japiassu, José Carlos Libâneo, Maria Freitas de Mello, Américo Sommerman, entre outros.
Estes autores corroboram com discussões acerca do pensamento interdisciplinar e educação.
Para uma compreensão mais clara a cerca da noção de disciplina  é fundamental que se possa entendero desenvolvimento das ciências, do pensamento humano. É uma categoria organizada dentro das diversas áreas do conhecimento que as ciências abrangem.
O termo interdisciplinaridade parte da noção de disciplina. A disciplina é uma maneira de organizar, de delimitar, ela representa um conjunto de estratégias organizacionais, uma seleção de conhecimentos que são ordenados para apresentar ao aluno, com o apoio de um conjunto de procedimentos didáticos e metodológicos para seu ensino e de avaliação da aprendizagem.
Para Portilho e Almeida, “a pesquisa escolar é um relevante instrumento metodológico de ensino e aprendizagem, sendo que, através dela é possível desenvolver ações que levem à interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utilização induz ao desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à formação do educando. Sua prática permite que o aluno aprenda ao transformar informação em conhecimento.”
Portanto, a interdisciplinaridade tem a pretensão de conhecer determinados fenômenos horizontalmente e verticalmente, buscando integrar a parte e o todo. Em vez do saber quantitativo, busca-se o qualitativo