FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Arena Jovelina Pérola Negra completa 2 anos


Show do grupo Celebrare, projeto "Arena junta!" e campanha pelo reconhecimento da Feirinha da Pavuna como patrimônio imaterial marcam o aniversário do espaço

Completando 2 anos em 2014, a Arena Jovelina Pérola Negra, espaço multicultural localizado no bairro da Pavuna, comemora o aniversário com um final de semana de atividades. Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, a Arena oferece atividades diversas e para toda a família. Na programação, show do Celebrare; serviços, oficinas e apresentações gratuitas e ao ar livre; além de uma miniedição da Feirinha de Artes da Pavuna, com direito a show de Cassiana Belfort, filha da sambista que dá nome à Arena.

Dia 24/01
No dia 24, sexta-feira, quem abre as comemorações é o Celebrare, grupo de Dance Music com 17 anos de carreira e diversos CDs e DVDs lançados. No repertório, sucessos de artistas como ABBA, Jorge Ben Jor, Michael Jackson, The Rolling Stone, RPM, Kool & The Gang, Rick Astley, Legião Urbana, Village People, Tim Maia, Madonna, entre tantos outros. O noneto é formado por Cláudio Gurgel (guitarra), Deborah Levy (teclado), Edu Lissovsky (bateria), Emerson Mardhine (baixo e vocal), Mário Grigorowski (sax e flauta), Ricardo Diniz (vocal e guitarra), Sylvia de Galhardo, Fabíola Andrade e Marco Manela (vocais). Os ingressos para o show serão trocados na bilheteria da Arena, mediante a entrega de 2 Kg de alimentos não perecíveis, que serão doados às vítimas das chuvas na Pavuna.

SERVIÇO:

Evento: SHOW CELEBRARE
Data: 24/01 (sexta-feira)
Horário: 21h
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio S/N - Pavuna)
Duração: 90 min
Classificação: Livre
Ingressos: 2 Kg de alimentos não perecíveis
*Os alimentos podem ser entregues na Arena Jovelina a partir de quinta-feira, dia 23/01, entre 13h e 21h


Dia 25/01
No sábado, dia 25, a Arena promove o evento "Arena junta!", com diversas atividades na Praça Dom Basílio (mais conhecida como Pippi Poppo), localidade que é ponto comum entre as comunidades de Pedreira, Final Feliz e Acari. As ações principais consistem em assessoria jurídica, com a presença de advogados e assistentes sociais, que darão orientações para a população; isenção de taxas de documentos; ação de grafite; oficinas de passinho, capoeira e Hip Hop; além de apresentações de pagode com os grupos Família Bonfim e Grupo Lucidez, e de rap com a dupla Groove 021, formado pelos MCs Big Papo Reto e Jovem Cerebral. O evento vem em sintonia com o objetivo da Arena, desde sua criação, que é descentralizar as ações culturais de grandes centros e repensar a produção e circulação cultural da cidade. 


SERVIÇO:

Evento: ARENA JUNTA!
Data: 25/01 (sábado)
Horário: 14h às 21h
14h às 17h - Assessoria jurídica e emissão de R.G.
16h às 18h - Oficinas de Capoeira, Hip Hop e Passinho
18h às 21h - Shows
Local: Praça Dom Basílio - Pavuna (próxima à antiga delegacia de cargas da Pavuna)
Classificação: Livre
Entrada gratuita

Dia 26/01
Fechando a programação, a equipe da Arena lança, no dia 26, uma campanha para que a Feirinha de Artes da Pavuna se torne patrimônio imaterial da cidade. Montada permanentemente, perto da estação de Metrô na Pavuna, e se estendendo por toda a fronteira entre São João de Meriti, a feira, que acontece há mais de 55 anos, é formada por mais de 100 barracas, que oferecem diversos tipos de produtos. No lançamento da campanha, a Arena contará com uma "miniedição" da feira, que terá por volta de 30 barracas e será montada ao ar livre, em frente ao espaço cultural.

Parte do imaginário simbólico do Rio de Janeiro, a feirinha produz saberes e interações que são passados de geração para geração, não apenas entre os feirantes, mas também entre os moradores do bairro, da Zona Norte e da Baixada. Com toda sua importância, a feirinha foi tema de uma das músicas de Jovelina, batizada como "Feirinha da Pavuna", e já regravada por outros grandes nomes do samba, como Zeca Pagodinho.

Encantando e divertindo ainda mais o lançamento da campanha, a cantora Cassiana Belfort, filha da sambista Jovelina, faz show gratuito com o melhor do samba de raiz. A apresentação será no estacionamento da Arena, em frente à feirinha. Acompanhada pelo grupo Alto Estilo, a apresentação contará também com a participação de Nilcéia Pagodinho, irmã de Zeca Pagodinho.

SERVIÇO:

Evento: FEIRINHA DE ARTES DA PAVUNA
Horário: 16 às 22 horas
Local: Em frente à Arena (Praça Ênio S/N - Pavuna)
Classificação: Livre
Entrada gratuita

Evento: SHOW CASSIANA BELFORT + GRUPO ALTO ESTILO
Horário: 16h
Local: Estacionamento da Arena (Praça Ênio S/N - Pavuna)
Capacidade: 500 pessoas
Classificação: Livre
Entrada gratuita