FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Quinteto Villa-Lobos ministrará oficinas e se apresentará na Arena Jovelina Pérola Negra em novembro


A realização das oficinas de música são destinadas a estudantes iniciantes e iniciados, professores de música, músicos, mestres de banda locais e interessados em instrumentos de sopro.

Um dos mais celebrados conjuntos de música de câmara do Brasil, o Quinteto Villa-Lobos ministrará oficinas musicais e realizará um concerto no dia 28 de novembro na Arena Jovelina Pérola Negra - Pavuna. Tanto as oficinas quanto o concerto terão entradas gratuitas.
A realização das oficinas de música são destinadas a estudantes iniciantes e iniciados, professores de música, músicos, mestres de banda locais e interessados em instrumentos de sopro. As oficinas têm por objetivo uma aproximação do público com os músicos do Quinteto e faz parte do projeto Quinteto Villa-Lobos 50 anos: Concertos no Estado do Rio de Janeiro.
O concerto entremeia histórias mitológicas universais, folclore nacional e mitologia indígena, com um repertório de músicas de compositores de diversos países e épocas. O repertório mostrado é composto de músicas de artistas diversos e vai desde Bach, Mozart, Villa-Lobos até Pixinguinha, Guinga e Nazareth. Serão feitos comentários sobre a história da música, os compositores, suas composições, instrumentos, origens, características e sempre em linguagem acessível.
Um alto grau de musicalidade marca a trajetória do Quinteto Villa-Lobos, que em 2012 comemorou seu cinqüentenário de atividades ininterruptas. Fundado em 1962, desde então esmera-se na divulgação da música de câmara brasileira, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório por vários gêneros, conferindo competência e popularidade às suas apresentações em espaços públicos e em escolas da rede de ensino. Atualmente é formado por Rubem Schuenck, flauta; Luis Carlos Justi, oboé; Paulo Sergio Santos, clarineta; Philip Doyle, trompa; Aloysio Fagerlande, fagote.

Sobre o Quinteto Villa-Lobos:

Fundado em 1962, no Rio de Janeiro, o Quinteto Villa-Lobos sempre teve a preocupação de divulgar a música de câmara brasileira, não estabelecendo fronteiras entre o universo erudito e popular. É um dos mais antigos conjuntos de câmara em atividade no Brasil e no mundo. Ganhou duas vezes o Prêmio Carlos Gomes, do Governo do Estado de São Paulo, como Melhor Grupo Camerístico Brasileiro. Vem colaborando com importantes nomes da música popular brasileira, como Egberto Gismonti, Guinga, Joyce, além de várias gerações de nomes da música de concerto nacional. O Quinteto Villa-Lobos é uma das instituições musicais mais importantes do país, comparável à das principais orquestras. 
Programa:
Jacques Ibert - Peça Breve
Ferenc Farkas -2 Danças Húngaras
Mario Tavares - Tempo de Côco
Heitor Villa-Lobos -Balchianas Brasileiras n.5 Aria (arr.P.S. santos) e Martelo (arr. Nelson Ayres)
Pixinguinha - Ainda me Recordo (arr. Paulo S. Santos)
Ernesto Nazareth - Odeon (arr. Caio Marcio) E Fon-Fon (arr. Marcilio Lopes)
Duração total do Concerto: 60 minutos
FICHA TÉCNICA:
Flauta: Rubem Schuenck
Oboé: Luis Carlos Justi
Clarineta: Paulo Sergio Santos
Trompa: Philip Doyle
Fagote: Aloysio Fagerlande.
SERVIÇO:

"Quinteto Villa-Lobos 50 anos: Concertos no Estado do Rio de Janeiro"
Data: 28 de Novembro
Horário: 15h - Oficinas - inscrições no e-mail eloa.ribeiro@barucproducoes.com.br
Horário: 19h - Concerto.
Local: Arena Carioca Jovelina Pérola Negra
Endreço: Praça Énio s/n° - Pavuna
Gênero: Musical
Capacidade: 330 lugares
Valor do ingresso: Gratuito
Estacionamento: Grátis
Classificação: livre