FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 30 de novembro de 2013

Mostra Expressionismo Alemão

Metrópolis

O Cine Sesc Palladium apresenta,  nove grandes obras do Expressionismo Alemão, movimento cinematográfico que surgiu no período entre guerras como resposta ao racionalismo moderno e ao pensamento burguês do início do século XX. Por meio de obras que privilegiavam a fantasia em detrimento da razão, o cinema expressionista buscava representações mais próximas da subjetividade humana. Em seus personagens distorcidos, contornos acentuados e formas sombrias, o movimento trouxe à tona uma estética mórbida e dramática que incorporava a visão pessimista da Alemanha no pós-guerra, diante de um cenário devastado. As entradas para as sessões são gratuitas, com retiradas de senhas 1h antes.

Confira abaixo a programação completa da mostra:

21/11 (Quinta-feira)
19h – O Gabinete do Dr. Caligari (52min)
20h – Metropolis (124min)

22/11 (Sexta-feira)
19h – Nosferatu (81min)
20h30 – A ultima gargalhada (91min)

23/11 (Sábado)
17h – As mãos de Orlac (110min)
19h – Fausto (116min)

24/11 (Domingo)
17h – Metropolis (124min)
19h30 – O Gabinete das Figuras de Cera (83min)

26/11 (Terça-feira)
18h – O homem que ri (110min)

27/11 (Quarta-feira)
21h20 – Nosferatu (81min)

28/11 (Quinta-feira)
17h Golen (68min)
21h20 Nosferatu (81min)

29/11 (Sexta-feira)
21h20 – O Gabinete das figuras de cera (83min)

30/11 (Sábado)
18h – A ultima gargalhada (91min)
19h50 – O homem que ri (110min)

1º/12 (Domingo)
17h - Fausto (116min)
19h - As mãos de Orlac (110min)

                                               
SINOPSES:

O homem que ri, de Paul Leni – Classificação: 12 anos
Herdeiro do legado de um duque, Gwhnplaine (Conrad Veidt) é sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado. Deixando-o com o rosto esculpido num perpétuo sorriso macabro. Vira atração de circo e torna-se um famoso palhaço. Esse é o início da saga do herói de aparência assustadora, mas, de uma humanidade comovente. O diretor e cenógrafo Paul Leni tinha um talento para cenários macabros, e a ambiciosa mistura de morbidez e melodrama histórico funcionou muito bem para compor este belíssimo e triste filme. Aqui, ele conseguiu construir uma das pontes mais sólidas – ao lado de Aurora, de Friedrich Murnau – entre o Expressionismo alemão e o Realismo norte-americano, integrando a plasticidade da cenografia estilizada ao dinamismo das cenas de ação. O grande ator Conrad Veidt fez aqui uma impressionante interpretação, entre as melhores de todo o período silencioso do cinema.

As mãos de Orlac, de Robert Wiene - Classificação: 12 anos
As mãos de Orlac é um incrível triller que mistura a estética grand guignol do cinema de horror com a interpretação herdada do expressionismo alemão. Baseado no romance de Maurice Renard, um prestigiado pianista de concerto tem suas mãos amputadas depois de um trágico acidente, por meio de uma cirurgia experimental, foram transplantadas as mãos de um serial killer. Por causa disso, o pianista tem sua vida mergulhada na loucura e paranoia, colocando em risco as pessoas que ele ama.

Metrópolis, de Fritz Lang - Classificação: 12 anos
Fritz Lang, na época já considerado o maior cineasta alemão, havia regressado de Nova York e de lá trouxe toda a influência arquitetônica para realizar seu mais famoso filme, considerado, naquele período, o mais caro de todos os tempos. Metrópolis se passa em 2006, a população está dividida em duas classes: a elite dominante e a classe operária, que vive num mundo subterrâneo, escravizada pelas monstruosas máquinas que fazem funcionar a todo vapor a cidade. Uma revolução operária é planejada, mas sempre impedida pela líder Maria. O chefe da cidade pede a um cientista maligno que construa um robô à imagem e semelhança dela, para que possa incitar os trabalhadores à revolta.

Nosferatu, de F. W. Murnau - Classificação: 12 anos
Obras chave do expressionismo alemão, “Nosferatu” é um clássico do cine de vampiros no qual fica gravada na memória a imagem do conde Graf Orlock, um ser esquelético de olhar sinistro, unhas longas e orelhas pontiagudas. Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente, quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.


Fausto, de J. W. Murnau - Classificação: 12 anos
Deus e o Diabo estão em guerra pelas almas da Terra. Para equilibrar a disputa, decidem aliciar a alma de Fausto, um brilhante alquimista. Durante uma praga, Fausto desespera e queima todos os livros, depois de não conseguir parar a Morte. O Diabo envia à Terra Mephisto para aliciar Fausto, primeiro com o tratamento para a praga, depois com a promessa de juventude eterna. Fausto vende a alma ao Diabo, em troca dessa juventude.
O mito de Fausto adaptado da obra de Goethe. Fausto é o apogeu do expressionismo alemão, num magistral “combate” entre a luz e as trevas, o anjo do bem e do mal.


A última gargalhada, de Arte Robert Herlth - Classificação: 12 anos
A última gargalhada é um dos mais notáveis trabalhos artísticos do movimento expressionista alemão. O ator Emil Jannings interpreta o papel de um porteiro, cuja felicidade se desfaz quando ele é aposentado de seu cargo, que outrora o trouxera alegrias e orgulho.

O Gabinete das figuras de cera, de Paul Leni - Classificação: 12 anos
Realizado no auge do Expressionismo Alemão, “O Gabinete das figuras de cera” apresenta três episódios entrelaçados contados por um jovem poeta, o qual foi contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos: o califa Haroun al-Haschid (Emil Jannings); Ivâ, o Terrível (Conrad Veidt); e Jack, o Estripador (Werner Krauss). Realizado por um dos mais inovadores cineastas do cinema silencioso alemão, Paul Leni (O Gato e o Canário, O Homem Que ri). Aqui ele aplicou várias técnicas visuais para compor este ambicioso filme, dando tridimensionalidade nos cenários expressionistas. Além do vanguardíssimo na direção de arte, temos nos papéis dos criminosos os três maiores atores alemães de todos os tempos: Werner Krauss Emil Jannings, e Conrad Veidt. A edição digital veio de uma cópia restaurada com viragens de cores, em tons belíssimos de verde, azul, lilás e sépia.

O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene - Classificação:
Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesane (Veidt) que, supostamente, está adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.

O Golem, de Paul Wegener - Classificação: 12 anos
O Colem, mito de uma lenda judaica, é um ser de barro que ganha vida quando um mago usa a mágica de um antigo livro da Cabala. O monstro de barro, interpretado pelo próprio diretor, foi criado para proteger os judeus dos ataques antissemitas. Paul Wegener já tinha levado o Golen para o cinema. Esta terceira versão é, sem dúvida, a mais bela, brilhantemente iluminada e fotografada pelo célebre fotógrafo do expressionismo alemão Karl Freud. Este filme influenciou vários filmes de Hollywood, especialmente Frankestein (1931).



21 de novembro a 1º de dezembro de 2013
Quinta a domingo vide programação
Local: Cine Sesc Palladium
Av. Augusto de Lima, 420, Centro
Entrada gratuita com retirada de senha 1h antes na recepção.
Espaço sujeito a lotação.
 Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100