FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MMM promove palestra e exibição de filme com temáticas científicas



Programação do “coMciência”, no dia 28 de novembro, às 19h30, busca aproximar o
público de temas como a mineralogia e a neurociência. A entrada é franca

O Museu das Minas e do Metal (MMM), no Circuito Cultural Praça da Liberdade, dá sequência ao programa coMciência – cuja proposta é aproximar o público da temática científica –, em parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), e promove na última semana de novembro novos eventos para públicos diversos. No dia 28, quinta-feira, às 19h30, haverá programação dupla, com a palestra “Elementos terras raras: o que são e para que servem?” – proferida pelo engenheiro metalurgista Clóvis Antonio de Faria Souza – e a exibição do filme “Em busca da memória”, de Petra Seeger. A entrada é franca.
No auditório Candeia, o MMM promove a palestra “Elementos terras raras: o que são e para que servem?”, com Clóvis Antonio de Faria Souza, engenheiro metalurgista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com especialização em engenharia de segurança e gestão empresarial. O convidado fará a conceituação das terras raras – ou metais de terras raras –, bem como suas principais aplicações, situação mundial e inserção no Brasil. Com 25 anos de experiência em metalurgia extrativa, Souza é hoje superintendente de produção da CBMM.
No mesmo dia e horário, desta vez no auditório Bateia, haverá a exibição do filme “Em busca da memória”, de Petra Seeger (Alemanha, 2008, 95’), gentilmente cedido pelo Goethe Institute. O filme faz um retrato de Eric Kandel, um dos mais importantes pesquisadores da memória, observado de perto pela diretora em Nova Iorque (EUA), Viena (Áustria) e Cahors (França).
Aos 84 anos, Eric Richard Kandel é um neurocientista austríaco, naturalizado estadunidense. Juntamente com o sueco Arvid Carlsson e com o estadunidense Paul Greengard, recebeu o Nobel de Medicina em 2000, por descobertas envolvendo a transmissão de sinais entre células nervosas no cérebro humano. Trabalhando, por 45 anos, com um organismo muito simples – a lesma-do-mar da espécie Aplysia californica –, o cientista revelou aspectos fundamentais do processo de formação de memórias.


SERVIÇO

Palestra “Elementos terras raras: o que são e para que servem?”, com o engenheiro metalurgista Clóvis Antonio de Faria Souza
  • 28 de novembro de 2013, quinta-feira
  • Horário: 19h30
  • Local: auditório Candeia do MMM
  • Entrada franca

Exibição do filme “Em busca da memória”, de Petra Seeger (Alemanha, 2008, 95’)
  • 28 de novembro de 2013, quinta-feira
  • Horário: 19h30
  • Local: auditório Bateia do MMM
  • Entrada franca


Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MMM abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Marca também a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O MMM integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcelo Dantas, também responsável pelo projeto do Museu da Língua Portuguesa (SP).


  • Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
  • Entrada: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Gratuidade às quintas e no último domingo do mês. A partir de 1º de dezembro, a entrada passa a ser gratuita
  • Endereço: Praça da Liberdade S/N - Prédio Rosa
  • Telefone: (31) 3516-7200
  • www.mmm.org.br